ConexãoIn


Nova onda de Covid-19 afeta diretamente restaurantes, segundo a ABRASEL

Bares e restaurantes de todo o país estão afastando cerca de 20% dos funcionários, toda semana, por suspeita de gripe ou Covid-19, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel.

Segundo a Associação, no começo de dezembro começaram os relatos de problemas em São Paulo e no Rio de Janeiro e depois em Goiás e alguns estados do Norte e Nordeste. Depois do Natal, a situação se espalhou para todo o país.

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a falta de teste de Covid-19 tem impactado bastante no desfalque das equipes que trabalham no setor.

Diante de algum sintoma, segundo Solmucci, bares e restaurantes estão afastando os funcionários por até sete dias, embora, muitas vezes, não se trate de Covid-19, mas sim de uma rinite ou resfriado simples.

Para Solmucci, uma possível redução no horário de funcionamento de bares e restaurantes neste momento é uma medida desnecessária, pois esses estabelecimentos podem ajustar seus horários individualmente, da melhor forma para cada negócio. Para ele, o principal a ser feito é continuar cumprindo as medidas de higiene e afastar funcionários com sintomas, assim que observados. Isso ajuda a conter o avanço da transmissão entre a equipe.

“É interessante ter trabalhadores intermitentes que possam ser acionados sempre que necessário, de maneira ágil. Isso ajuda a cobrir rapidamente as pessoas afastadas, diminuindo o impacto na rotina operacional do negócio”, afirma.

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/01/2022