ConexãoIn


NETLABTV e Casa Redonda promovem debate sobre criação de séries brasileiras para Tv

O Instituto NET Claro Embratel e a Casa Redonda realizam a 3ª edição do Seminário NETLABTV no dia 18 de abril, quarta-feira, a partir das 10h, no Unibes Cultural, em São Paulo. Gratuito, o evento discutirá novas fronteiras da criação de séries brasileiras, abordando seus potenciais de diálogos com o mercado latino-americano, desafios da formação de roteiristas e regionalização do desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais no país.

O seminário será seguido por masterclasses, com início às 17h e participação de três convidados de destaque do audiovisual brasileiro e latino-americano.

Breno Silveira é diretor e roteirista de “1 Contra Todos”, série nacional de maior audiência na FOX, que está em sua terceira temporada e já recebeu duas indicações ao Emmy Awards. Além do sucesso de bilheteria “Dois Filhos de Francisco”, ele dirigiu os longas-metragens, como “Gonzaga – De Pai Para Filho” e “Entre Irmãs”, conteúdos desdobrados em formato minissérie com exibições na TV Globo e Globo Play.

O argentino Patricio Vega é roteirista da série brasileira “Pacto de Sangue”, do canal Space, e diretor do El Laboratório de Guión, escola em Buenos Aires que formou uma geração de roteiristas no país. Ele também assina o roteiro do longa de suspense “Tese Sobre um Homicídio”, estrelado por Ricardo Darín.

Muriel Cabezas, também da Argentina, tem em seu currículo, a produção executiva do longa-metragem “O Segredo de Seus Olhos”, de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 2010, além da produção de séries de destaque no mercado argentino, como “Entre Canibais”, que foi ao ar no Brasil pela Fox Life, e “O Homem da Sua Vida”, criada e dirigida por Juan Campanella e adaptada para diversos países, inclusive o Brasil, onde foi veiculada pela HBO.

As inscrições para participar do Seminário e Masterclass NETLABTV abrem no dia 10 de abril, quando serão anunciados os projetos vencedores da 3ª edição do Concurso NETLABTV de novas séries brasileiras. Serão premiados 12 roteiros, divididos igualmente em três categorias: Ficção, Não Ficção e Social Video. Mais informações no site www.netlabtv.com.br.

SOBRE O NETLABTV

Criado em 2013, com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileiras, o NETLABTV é uma iniciativa patrocinada pelo Instituto NET Claro Embratel e realizada pela Casa Redonda que gera oportunidades de negócios e fortalece a cadeia de valor do audiovisual no Brasil.

 Nas três edições realizadas pelo Concurso foram recebidas cerca de 4 mil inscrições de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras e dois já foram produzidos: “Dia 1”, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 e foi exibida em 2016 pela HBO, e “A Benção”, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.

Além do Concurso, o NETLABTV realiza seminários, oficinas, encontros e oferece, via Blog e redes sociais do projeto, conteúdos relacionados à criação de séries brasileiras de sucesso com a publicação de entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links de interesse. Nesta 3ª edição, oficinas gratuitas foram promovidas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando as ações de formação na área de criação e roteiro audiovisual.

Dentro ainda das atividades de formação, o NETLABTV já trouxe ao Brasil nomes como Elizabeth Devine, roteirista e produtora da série “CSI: Investigação Criminal”; David Zabel, showrunner de “Plantão Médico”; e Dan Attias, diretor de “Homeland” e “The Walking Dead”.

Com o apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, o NETLABTV possui ainda como parceiros os principais canais e programadoras de TV por assinatura e agregadores de internet do país. 

SOBRE O INSTITUTO NET CLARO EMBRATEL

A área de Responsabilidade Social do Grupo Claro, composta pelas marcas NET, Claro e Embratel, investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto NET Claro Embratel, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, NETLABTV, entre outros.

 

O Instituto NET Claro Embratel é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

 

Além disso, através de sua Plataforma Institucional, as marcas NET, Claro e Embratel propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. O movimento é parte de uma iniciativa que aborda a gestão corporativa e manifesta o compromisso com a sociedade. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Conheça outras realizações no Relatório Social de 2016 do Instituto: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/quem-somos/relatorio-social/.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 03/04/2018