ConexãoIn


Mundo científico e Bahia de luto: morre Elsimar Coutinho

O médico e cientista  Elsimar Coutinho, de 90 anos, faleceu ontem, 17, por complicações do Covid-19. Ele  estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 30 de julho.  A informação foi confirmada pela Texto & Cia, responsável pela assessoria de imprensa do médico.

Elsimar Coutinho chegou ao Hospital Aliança em Salvador, dia 20 de julho após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave e foi diagnosticado com Coronavírus. Apesar de apresentar uma boa saúde, o médico não resistiu a doença. 

O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do médico e cientista e decretou luto oficial. Rui chamou atenção para o trabalho de Elsimar, que se destacou nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana. “A medicina para mim não foi bem uma escolha. Foi algo natural, uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai Elsimar Coutinho, que era médico, farmacêutico e professor de farmacologia. Ele ensinava como extrair remédios das plantas, coisa que meu avô fazia, apesar de não ser formado. Meu avô era um prático da medicina e meu pai, com certeza, inspirou-se nele”, dizia. 

“O Brasil perdeu hoje um dos seus grandes cientistas. Uma das principais referências em reprodução humana do país, Elsimar Coutinho foi antes de tudo um homem inquieto, dedicado ao seu trabalho como médico e pesquisador, levando o nome da Bahia para todo o mundo. Para os pacientes, é a perda de um profissional brilhante e, para família e amigos, a dor da partida de um ente querido. Que Deus os conforte nesse momento tão triste para todos nós. Siga em paz, dr. Elsimar!”.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, também lamentou a morte de Elsimar Coutinho: “A Bahia e Brasil perdem um patrimônio, uma inteligência rara, com essa triste partida do professor Elsimar Coutinho, cuja contribuição para a medicina e para a ciência é reconhecida em todo o planeta. Perdemos um dos grandes nomes da nossa história, uma pessoa que não tinha nenhuma vaidade e que veio ao mundo para servir. Sua dedicação à humanidade o fez publicar centenas de trabalhos científicos em revistas reconhecidas pela comunidade médica internacional. Que Deus possa confortar a todos os seus familiares e amigos”.

Em dezembro de 2012, o médico e cientista lançou sua biografia, projeto assinado pela jornalista Ana Tereza Baptista. 

Sobre Elsimar Coutinho

Iniciou seus estudos na cidade de Pojuca, Bahia, tendo concluído o secundário no colégio estadual da Bahia, Salvador. Cursando a UFBA, formou-se em Farmácia e Bioquímica em 1951, e em 1956 em Medicina. Em seguida recebeu uma bolsa de estudo do governo brasileiro e da França, foi estudar com professor Claude Fromageot, na Sorbonne, Universidade de Paris. Na França, interessou-se pela ação do mecanismo dos hormônios onde se dedica até hoje sobre o assunto. O professor realizou vários programas de Controle da Reprodução Humana,  para vários governos. Dedicado ao trabalho e pesquisa, mesmo aos 90 anos seguia na ativa. Ele deixa esposa, filhos e netos. 

Foi membro do Conselho Diretor do Programa de Reprodução Humana durante seis anos e do “Steering Committee of the Task Force on Infertility of the Expanded Programme in Human Reproduction” da Organização Mundial de Saúde, durante oito anos. Na área da infertilidade, desenvolveu um novo tratamento para a endometriose com a administração da Gestrinona, descrevendo também sua ação no tratamento não-cirúrgico dos leiomiomas.

Participante de várias sociedades médico-científicas no Brasil e no exterior, e fundador da Sociedade Brasileira de Andrologia, vem realizando conferências, organizando e presidindo eventos médico-científicos não só no Brasil, mas em diversos países.

Além da sua atividade de pesquisa e acadêmica como Professor Titular do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, vem exercendo o cargo de Presidente de uma clínica modelo em planejamento familiar em Salvador, o CEPARH – Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana, que é a semente de uma série de serviços de excelência nessa área especifica de tamanha necessidade em nosso meio.

É também o Presidente de um organismo internacional, o “South to South”, que congrega pesquisadores de países em desenvolvimento, particularmente localizados no Hemisfério Sul, para o desenvolvimento conjunto de novos métodos contraceptivos mais adequados a sua realidade como:

  • O gossipol, uma fração de óleo de algodão que apresenta efeito anti espermatogênese, a primeira proposta de uma pílula anticoncepcional para o homem.
  • A pílula vaginal, proposta de uma via alternativa, mais fisiológica, como meio de administração hormonal.
  • O Uniplant, um implante hormonal de única cápsula contendo progestínico de liberação contínua, de aplicação e seguimento mais simples que os disponíveis hoje no mercado internacional.

Na Faculdade de Medicina criou a disciplina de Reprodução Humana, única no Brasil, no qual tornou-se professor titular desde a sua criação até a sua aposentadoria compulsória aos setenta anos de idade.

Na década de 90, o Professor Elsimar Coutinho tornou-se muito conhecido pelo público em geral através de sua participação em programas educativos versando sobre Fertilidade, Infertilidade, Sexualidade e Planejamento Familiar em âmbito nacional. Atualmente o professor é presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (SOBRAGE), primeiro vice-presidente da Academia de Medicina da Bahia (AMB), Presidente do Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH) e Presidente da Sociedade Baiana de Climatério (SOBACLIM).

O Professor Elsimar é membro de 32 sociedades médicas. Até o ano de 2000 participou como conferencista convidado de 253 congressos. Publicou 350 trabalhos científicos, a maioria em revistas médicas internacionais como Nature, Endocrinology, Fertility and Sterility, American Journal of Obstetrics and Gynecology e Contraception.

Publicou e editou mais de dez livros, a maioria no exterior. Seu livro sobre a menstruação, publicado em 1996, encontra-se na 8a edição. A versão inglesa deste livro foi publicada pela Oxford University Press e recebeu elogios de revistas médicas como Lancet, Journal of the American Medical Association (JAMA) e do British Medical Association cujo reviewer o classifica de obra prima.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

ACM Neto diz que a Bahia e o Brasil perderam um patrimônio com a morte de Elsimar Coutinho

POR: Rita Moraes
Publicado em 17/08/2020