ConexãoIn


Morre Eva Wilma, uma das damas do teatro e da brasileira

A atriz Eva Wilma morreu neste sábado, 15, às 22h08, aos 87 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, vítima de um câncer no ovário que, disseminado, levou a uma insuficiência respiratória.

A artista estava internada desde o dia 15 de abril, inicialmente para tratar problemas cardíacos e renais. O câncer foi descoberto no último dia 7 de maio.  A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini nasceu em São Paulo, dia 14 de maio de 1933, filha de um metalúrgico alemão e uma portenha judia. Em setembro do ano passado, a atriz comemorou 70 anos de carreira. No início da década de 1950, após chamar a atenção como bailarina clássica, estreou como figurante em filmes italianos e fez dois longas com o diretor Armando Couto e o ator Procópio Ferreira, “O Homem dos Papagaios” e “A Sogra”. Ao longo da carreira, trabalhou com diretores como Walter Hugo Khouri (“A ilha”), Luiz Sérgio Person (“São Paulo S.A”) e Roberto Farias (“A cidade ameaçada”).

Eva protagonizou diversas novelas e programas da antiga TV TUPI, depois (1980 ) se transferiu para a Rede Globo, tornando-se uma das principais artistas da emissora.

Dentre seus principais papéis estão as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão da novela Mulheres de Areia e Dinah na primeira versão de  A Viagem, além de ter protagonizado o seriado de muito sucesso Alô Douçura!(inspirado no sitcom americano I Love Lucy, ao lado de seu primeiro marido, o ator John Bebert (já falecido).

Na Globo, interpretou personagens que oscilavam entre mocinhas e vilãs, sendo as mais marcantes, Márcia em Elas Por Elas; a perversa Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque na novela a Indonada; a Dra. Martha no seriado Mulher; a Lucrécia em Coneçar demovo e a alcoólatra Fábia em Verdades Secretas. 

Foi casada com o ator John Bebett de 1955 até 1976, com quem teve dois filhos: Vivien Riefle Buckup, nascida em 1956 e John Herbert Riefle Buckup, nascido em 1958. Seu segundo casamento com o também ator Calos Zara ( já falecido) durou 23 anos, um dos mais longevos da tb nacional. Não teve filhos do segundo casamento.[1] Teve cinco netos, Miguel e Mateus Buckup filhos de Vivien: Gabriela, Francisco e Vitorio Buckup filhos de John Herbert Junior.

Atuante

Engajada politicamente, lutou contra a ditadura militar e participou da histórica Marcha dos Cem Mil em 1968. Na novela “Roda de fogo”, fez o papel da ex-militante Maura, torturada durante os Anos de Chumbo. Após um período ausente, voltou às novelas com “Fina Estampa”, de 2011. Também fez aparições no seriado “A grande família” em 2014.

Em setembro, aderiu às lives, apresentando-se dentro de casa com o espetáculo virtual  “Eva, a live”, transmitido no YouTube e no Instagram.

#Conectadocomanoticia 

#Conexaoin99 

POR: Rita Moraes
Publicado em 16/05/2021