ConexãoIn


Morre aos 96 anos, ex-dirigente do Esporte Clube Bahia e empresário visionário, Benedito Borges

Faleceu na madrugada deste domingo, 30, o ex-dirigente do Esporte Clube Bahia, Benedito Borges de Melo. O empresário do ramo de automóveis aposentado, tinha 96 anos, e não resistiu as complicações causadas pelo novo coronavírus. Bené, como era carinhosamente chamado, ia completar 97 anos, dia 13 de setembro e deixa a esposa, kissinha Borges, as filhas Karla Borges, Ana Paula Borges e Monique Borges e cinco netos. Sua morte repercutiu na imprensa nacional. 

Em postagem no Facebook e Instagram, Monique Borges, jornalista e proprietária da Texto & Cia lamentou a perda do seu pai: “meu pai, que tantas lições sempre deixou, faleceu nesta madrugada. A sua jornada humana terminou, mas o seu amor a família, ao Bahia e a vida seguem vivos conosco. A festa continuará em outra dimensão e a inspiração continuará ecoando nesta. Obrigada pela honra de ter sido sua filha e por ter me ensinado tanto sobre acreditar, amar e servir. Esse sempre soube a fórmula para ser feliz”, disse.

O sepultamento do empresário aconteceu no final da manhã, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, na presença de familiares e amigos próximos, por conta da epidemia do Coronavírus. 

Pioneirismo

Benedito Borges de Melo nasceu em Ribeira do Pombal, distante 281 km de Salvador. Filho de João Rodrigues de Melo e Ana Borges de Melo e irmão de Zoutinha Borges Morais.  Sempre empreendedor e arrojado, saiu do interior e veio tentar a vida na capital. Incialmente, foi proprietário de um caminhão, depois, sua paixão por automóveis o fez  investir na venda de veículos, incluindo aí marcas estrangeiras. Era a década de 70, e a Bené Automóveis, do visionário Bené. Com a Locadora Piatã, ele é o primeiro a oferecer ao mercado local, locação de veículos. Este fato fez de Benedito, um expoente e rico empresário. A simpatia, carisma e o cérebro privilegiado para os números, fez dele um sucesso empresarial.

No ramo hoteleiro, começou a investir em hotéis a beira mar (fato inovador para Salvador da década de 70). Foi proprietário do Hotel Xangô (na Pituba) e Hotel Universo (na Barra) e trouxe o francês, Hugo,  para cuidar das cozinhas, mais uma atitude inovadora de Benedito. 

Paralelo a vida de empresário, sua paixão pelo futebol, em particular pelo Esporte Clube Bahia, o leva a ocupar o cargo de Vice-Presidente do Clube em um momento especial, quando o Bahia sagrou-se campeão brasileiro. Era o ano de 1959 e ele foi responsável pela escalação do time campeão. Segundo relatos de pessoas próximas a Benedito, o tricolor chegou a pagar luvas e bichos aos jogadores com carros da empresa dele, além de relógios caros, como incentivo, para que fizesse gols. Vale lembrar, que o Bahia abateu o Santos, do craque Pelé. Em agosto de 2018, Benedito Borges, recebeu do Conselho Deliberativo do Bahia, a Comenda Valdemar Costa, maior honraria do clube, pelos serviços prestados. Esteve presente na inauguração do CT Evaristo Macêdo, em janeiro deste ano, mesmo com a idade avançada.

Elegante e galanteador

Sempre elegante, trajando terno preto inglês, cabelos de gomalina impecáveis, sorriso fácil e habilidade para conversar, o interiorano dava lugar para um dos mais partidos mais requisitados nos salões dos clubes sociais de Salvador. Namorou cantoras (Ângela Maria), misses e modelos.  Numa ocasião, faltou a um jantar com a Miss Brasil Marta Rocha, porque tinha um jogo do Bahia, no mesmo horário, na Fonte Nova. Recebeu em sua residência famosos, como Pelé e Roberto Carlos. 

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/08/2020