ConexãoIn

Monaslisa de Leonardo da Vince, avaliada em 2014 , por $U 5,5 bilhões de dolares, sofre vandalismo

Uma das obras de arte mais famosas do mundo, La Gioconda (também conhecida como a Monalisa) sofreu um ataque de vandalismo neste domingo (29) no Museu do Louvre, em Paris.

Em 2014, especialistas já estimavam que o valor da obra estava entre US$ 2,5 e US$ 5,5 bilhões.

Segundo informações do jornal El País, uma pessoa atirou o que parece ser uma torta no quadro. Ela usava uma cadeira de rodas, disfarçada com uma peruca. A sala onde fica uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci estava, como sempre, lotada.

Os seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu e funcionários iniciaram a limpeza da sala. Não se sabe a identidade nem a motivação do ataque.

Diversos visitantes publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.

Ainda segundo o jornal, este não é o primeiro ataque feito à obra. Em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro, danificando o vidro que a protege. Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso. Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.

Em 1911 o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos mais tarde.

Sobre a pintura

A Monalisa é, certamente, um dos quadros mais conhecidos e enigmáticos da história. De autoria do pintor renascentista Leonardo da Vinci, a obra já foi envolta em muitos mistérios, como qual seria a verdadeira identidade da pessoa retratada.

Sua pintura foi iniciada em 1503 (terminando-a três ou quatro anos mais tarde) e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Muitos historiadores da arte acreditam que a reverência de Leonardo da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. A linha do horizonte se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, fazendo com que a Mona Lisa pareça muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados — o esquerdo é feminino, o direito é o masculino

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/05/2022