ConexãoIn


Marca chinesa Geely vai desenvolver carro anti-coronavírus

A chinesa Geely anunciou que irá investir US$ 53 milhões (aproximadamente R$ 279 milhões) para desenvolver carros que internamente purifiquem o ar e filtrem vírus. O foco da montadora é “promover a luta contra o coronavírus”.
 
De acordo com a fabricante, os “carros mais saudáveis” seriam diferentes dos “veículos médicos especializados, pois os produtos da Geely são feitos para consumidores comuns”. Para isso, a marca quer analisar sistemas de tratamento de ar, assim como materiais antibacterianos de onde atua ao redor do mundo – EUA, Europa e a própria China.
 
 
Segundo o CEO do Geely Auto Group, “a prevenção das epidemias é um trabalho que exige esforço de longo prazo de uma sociedade em geral. como meio de transporte mais comum, os consumidores passam um tempo considerável em seus carros – que podemos considerar uma segunda casa.
 
A empresa americana TESLA, fabricante de carros elétricos, trouxe o modelo Modelo X, já em 2016, contra armas biológicas. O sistema consiste em um filtro de ar de alta eficiência, que a montadora diz ser “100 vezes mais eficaz que os filtros automotivos premium”, removendo 99,97% de materiais particulados finos e poluentes do ar.
 
O filtro foi testado colocando o Model X em uma bolha de ar contaminada com níveis extremos de poluição. Segundo a empresa, o ar dentro do carro se limpou em minutos, com os poluentes não podendo ser detectados.
 
No entanto, no no caso do Tesla,  03 micrometros não retém um vírus. O sistema pode reter a maioria das bactérias, mas não o vírus.
 
POR: Rita Moraes
Publicado em 06/04/2020