ConexãoIn


Maior Prêmio de Arquitetura reconhece duas mulheres de uma vez

As arquitetas irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, fundadoras do escritório Grafton Architects, foram as vencedoras do Prêmio Pritzker 2020, considerado o “Nobel da arquitetura”. Esta é a primeira vez que uma dupla de mulheres é laureada na premiação.

Bolsistas do Instituto Real dos Arquitetos da Irlanda e bolsistas honorárias internacionais da RIBA (em português, Instituto Real de Arquitetos Britânicos), as profissionais ocuparam, em 2010, a cadeira Kenzo Tange na Harvard Graduate School of Design e, em 2011, a cadeira Louis Kahn na Universidade de Yale.

Já fizeram parte do corpo docente de instituições como a École Polytechnique Federal de Lausanne, a Academia di Architettura di Mendrisio e a University College Dublin.

As duas profissionais se conheceram durante seus estudos na Escola de Arquitetura da University College Dublin (UCD), onde, junto de arquitetos racionalistas recém-chegados, buscaram desafiar o pensamento e a cultura preexistentes da instituição.

Seu escritório Grafton Architects foi fundado em Dublin no ano de 1978, em parceria com outros três profissionais. Entre seus principais projetos, vale destacar: Instituto Urbano da Irlanda, University College Dublin (2002, Dublin, Irlanda); a North King Street Housing (2000, Dublin, Irlanda); Solstice Arts Center (2007, Navan, Irlanda); Escola Comunitária Loreto (2006, Milford, Irlanda); e os Escritórios para o Departamento de Finanças (2009, Dublin, Irlanda).

A Grafton Architects recebeu, em 2012, o Prêmio Leão de Prata da Bienal de Veneza pela exposição “Arquitetura como Nova Geografia”. Farrell e McNamara foram nomeadas co-curadoras em 2018 da 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, a Bienal de Veneza. A dupla foi premiada, ainda, com a RIAI James Gandon Medal pela Lifetime Achievement in Architecture pela RIAI, em 2019, e com a RIBA Royal Gold Medal, em 2020.

De acordo com o júri do Prêmio Pritzker, “as arquitetas entendem como projetar seções complexas de edifícios de forma que as vistas conectam espaços interiores profundos com o domínio exterior maior, e permitem que a luz natural penetre os espaços interiores. Muitas vezes, a luz sai de claraboias ou janelas do andar superior para todo o interior de seus edifícios, proporcionando calor e interesse visual, ajudando os habitantes a se orientar facilmente nos espaços e fornecendo a conexão sempre necessária ao exterior”.

Criado em 1979, o Prêmio Pritzker foi estabelecido por Jay A.  (1922-1999) e Cindy Pritzke, por meio da Hyatt Foundation. A premiação já laureou importantes nomes da arquitetura moderna, como Zaha Hadid, Alejandro Aravena, Reem Koolhaas e Frank Gehry, além dos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.#conexaoin99#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/03/2020