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Louis Vuitton mostra nova coleção sem máscaras em Xangai

A pandemia do Covid-19 começou na China, que pelo que se divulga na imprensa interancional conseguiu depois de muitas mortes controlar o vírus. Pois foi justamente na China, mas precisamente em Xangai, que a griffe francesa Louis Vitton apresentou sua coleção masculina, e pasmem, a um público sem máscaras.

Partindo de grandes estruturas vermelhas estampadas com as iniciais LV, os modelos desfilaram em trajes formais em bege e preto. Em seguida, um clima descontraído dominou a apresentação de 30 minutos, duração duas ou três vezes superior a de um desfile de moda clássico.

Enquanto a maioria das grifes se contentaram em mostras os looks em desfiles virtuais, o francês Jacquemus se recusou a participar da semana virtual e organizou um desfile bucólico em um campo de trigo perto de Paris com apenas alguns convidados.

Já a Dior exibiu sua coleção na praça central de Lecce (sul da Itália), com lindas paisagens, mas sem público, respeitando o isolamento social. 

O desfile da Vuitton foi transmitido ao vivo de Xangai também pelas redes sociais da casa de luxo francesa. As roupas: cores apimentadas, cortes exagerados, chapéus extravagantes, estampas e personagens de desenhos animados destacaram a estrela do desfile, Kris Wu, ex-integrante da banda de K-pop EXO. O cenário exibia personagens gigantes em contêineres, enquanto membros da equipe LV vestindo macacões azuis seguravam objetos que evocavam nuvens ou algodão doce.

Esse ambiente já havia sido visto em uma das temporadas anteriores comandadas por Virgil Abloh, diretor artístico das coleções masculinas da Vuitton. Não por acaso: a moda masculina da Louis Vuitton será a partir de agora reciclada e itinerante, anunciou o estilista em julho em entrevista à WWD. Esse desfile “é provavelmente o maior salto que eu já dei na criação de uma nova maneira de trabalhar”, disse. Seus desfiles agora “vão viajar pelo mundo”, e haverá “algumas novidades e outras coisas já vistas”. Esta primeira coleção pós-pandemia do eclético americano, um dos estilistas mais criativos da atualidade, foi esperada, em vão, em 10 de julho, em Paris, na semana de prêt-à-porter masculino.

A apresentação digital foi limitada a um curto vídeo partindo de Asnières, perto de Paris: marinheiros com macacões LV carregavam uma embarcação com contêineres e levantavam âncoras para uma viagem, com primeira parada em Xangai. O universo deste vídeo, intitulado “Uma garrafa no mar”, é povoado por figuras animadas chamadas “Zoooom e seus amigos”, que embarcaram no navio, em um aceno para as videoconferências que estiveram no centro do trabalho criativo durante todo o confinamento.

Reciclagem é o fio condutor desta coleção, que inclui algumas peças de coleções anteriores. Algo nunca visto em uma casa de luxo. “Estamos em uma nova era”, depois da pandemia que “brutalmente” paralisou o mundo, enfatiza Virgil Abloh. Em vez de ceder ao “pânico”, ele decidiu encontrar um novo caminho para a moda. Este desfile foi a oportunidade para Abloh, um dos poucos designers negros que dirige uma grande casa de moda, homenagear a criatividade negra. “Não é um novo show musical ou outro desfile, é a imaginação que se manifesta na vida real”, disse em video, após o desfile.

A LV fez doação, de valor não declarado, a uma empresa que apoia “empresas de pessoas negras” afetadas pela pandemia.

Confira as fotos. 

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POR: Rita Moraes
Publicado em 09/08/2020