ConexãoIn

Libra do Facebook será lançada em janeiro de 2021

Facebook, maior empresa de redes sociais do mundo, mira o mercado de serviços financeiros. Seu fundador, Mark Zuckerberg anunciou recentemente a criação da Libra, uma moeda digital que promete ser mais estável que as criptomoedas já existentes e acessível à população. Para poder usá-la, tudo o que bastaria seria um smartphoneconta na rede social e um documento de identificação, como o CPF. No entanto, segundo Mark, a moeda só será lançada em janeiro de 2021. A Libra será lastreada pelo dólar.

O objetivo é que se torne um dinheiro universal e de fácil transação. ” Queremos uma moeda global e uma estrutura financeira que permita milhões de pessoas a ter acesso à economia do mundo e guardar seus bens com segurança”, disse ao Estado o líder da área de blockchain do Facebook, David Marcus, responsável pelo projeto.

Se for adotada em larga escala, a Libra pode mudar a dinâmica da economia global, pois seria uma moeda privada, sob a qual os bancos centrais dos países não teriam muito poder de atuação, apenas de regulamentação. As empresas de pagamento convencionais se preocupam, pois estariam em risco, uma vez que as transações poderão ser feitas via WhatsApp ou Messenger – e isso vale para operações simples do dia a dia, como o pagamento de boletos por leitura de código de barras, e também transferências milionárias.

Todas as pessoas – mas em especial a quem tem um celular na mão e não possui uma conta no banco pode utilizar a Libra. O Facebook tem 2,7 bilhões de usuários em seus diversos apps, e segundo o Banco Mundial,  1,7 bilhão de pessoas ainda não possuem conta em banco no mundo.

Democratização 

Uma moeda online atrelada a uma rede social poderia permitir que o dinheiro se movesse com maior rapidez entre países, especialmente em regiões emergentes, onde é difícil que pessoas comuns abram contas de banco ou façam compras online. Tudo o que bastaria para poder movimentar a Libra seria um documento de identificação, como o CPF, um smartphone e acesso à rede social – os detalhes, no entanto, devem ser definidos.

Segurança 

A Libra tem um tesouro real próprio – cada um dos participantes do consórcio Libra Association, que definirá suas regras, teve de fazer um depósito de US$ 10 milhões. Esses recursos estarão atrelados a depósitos bancários e títulos públicos bancos centrais estáveis e governamentais, para evitar a alta volatilidade.

Libra

A Libra é o nome da criptomoeda que o Facebook pretende lançar ano que vem. Com ela, será possível realizar pagamentos e transferências com taxas de juros mais baixas que as praticadas atualmente, pois a moeda poderá ser movimentada via Messenger e WhatsApp, por exemplo, e ainda ser usada em diferentes plataformas de pagamento e carteira digital, como o PayPal e o Mercado Pago.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/11/2020