ConexãoIn


Histeria coletiva acomete 26 alunos em escola de Recife

Era uma tarde normal na Escola de Referência em Ensino Médio Egeu Magalhães, localizada no bairro Tamarineira, Zona Norte de Recife, Pernambuco. Mais ou menos umas 15:30, após a refeição, 26 alunos começaram um a um a entrarem em pânico, apresentando sintomas de ansiedade.  Um por um, foram deitando no chão das salas, suando muito e apresentando tremores. Alguns chegaram a desmaiaram. Todos choravam e tinham dificuldade para respirar.

A situação saiu totalmente do controle. Com quase três dezenas de alunos descontrolados, sem conseguirem que se mantivessem calmos, a direção da escola precisou acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que enviou ao local seis ambulâncias, entre elas uma UTI, e duas motos para atendimento prioritário.

A Prefeitura do Recife informou que foi necessário mobilizar 16 profissionais para dar conta de tantos atendimentos simultâneos na ocorrência, esclarecendo ainda que nenhum dos jovens precisou de remoção para o hospital. Pais foram avisados pelos filhos e acabaram se dirigindo à escola, o que tornou a confusão ainda maior.

Depoimentos dos alunos

Segundo alunos da Ageu Magalhães, a semana de provas, depois de tanto tempo com aulas remotas, em decorrência da pandemia da Covid-19, poderia ter sido o motivo de deixar alguns colegas aflitos demais. Mas, o descontrole coletivo ou como se chama na psicologia, a “histeria coletiva”, um fenômeno sociopsicológico que se manifesta quando um grupo de pessoas passa a apresentar um comportamento, ou sintomas, conjunta e simultaneamente, quase sempre perdendo a capacidade de discernimento e a consciência.

POR: Rita Moraes
Publicado em 09/04/2022