ConexãoIn


Herdeiros das terras do Sr Aloísio Soares Martins, em Trancoso, lutam por seus direitos frente grileiros e investidores estrangeiros

Trancoso é famosa por ser um lugar que atrai turistas e investidores do mundo inteiro. Localizado no sul da Bahia, distante apenas 47 km de Porto Seguro, abriga praias belíssimas, falésias e uma extensão de terras, cada vez mais cobiçada por quem tem dinheiro e por grileiros.

Inicialmente o local era povoado por índios, depois pescadores e hoje estes últimos estão relegados as periferias do vilarejo, porque a pressão de investidores e usurpadores de terras não tem limite. Pois é aí onde começa a briga entre milionários, seus advogados e herdeiros das terras.

Uma das mais atuais e com repercussão nacional envolve a família do Senhor Aloisio Soares Martins e da Senhora Benedicta Teixeira de Medeiros, que se casaram em 1922, tiveram 8 filhos. Toda a família sempre viveu ocupando as Terras do Rio Verde e são segundo documentos em cartório de Porto Seguro, os legítimos donos de 1 milhão e quatrocentos metros quadrados de extensão territorial, dentro da Mata Atlântica, que inclui a Praia dos Coqueiros e Rio Verde.

São falésias. mangues, praias e rios, alvos da cobiça de empresários e advogados intermediadores e a briga se arrasta na justiça baiana por 20 anos, com quase 40 processos abertos e em andamento. Documentos falsos, matriculas voadoras, vendas ilegais, grilagem, invasões e até casos de violência fazem parte do caso, que já repercutiu na imprensa nacional, com matéria no jornal Nacional.

A terra está em nome do Sr. Aloysio Soares Martins e existe Carta de Aforamento e Registro sob o número 16.119. Todos esses documentos estão no Cartório de Registro de Imóveis de Porto Seguro e fazem parte do processo que se arrasta por 20 anos.

Avaliada por alto em quase meio bilhão de Dolores, empresários e empreendedores e especuladores de mundo inteiro estão de olho nas terras, para realizarem construções imobiliárias e lucrarem, seja construindo hotéis, pousadas ou condomínios de alto padrão.

Cabe aos membros da família, agora os herdeiros diretos do casal Aloysio e Benedicta, atualmente em 7 pessoas lutarem contra a gana, em especial contra a arbitrariedade de advogados que falam pelos grileiros.

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/03/2023