ConexãoIn


Herdeiro da Samsung ganha liberdade condicional

Preso e sentenciado a dois anos e meio de cadeia, Jay Y. Lee (também conhecido como Lee Jae-yong), vice-presidente e herdeiro da Samsung vai ser5 colocado em liberdade condicional. Como seu pai Lee Kun-hee, que presidiu a Samsung por três décadas faleceu em outubro de 2020, Lee deve assumir o controle pleno da empresa após o término de sua pena.

A prisão de Jay Y. Leeé o desfecho de uma guerra judicial na Coreia do Sul que teve início há quatro anos. O empresário foi considerado culpado pela prática de suborno. Jay Y. Lee, herdeiro e vice-presidente da Samsung está preso, será colocado em liberdade condicional no final desta semana. De acordo com um anúncio feito pelo Ministério da Justiça da Coreia do Sul na época,  a medida foi antecipada e tomada para não deixar um vácuo de poder na liderança da empresa. O escândalo de corrupção envolveu o presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Segundo a agência France-Presse, políticos e líderes empresariais começaram a pedir pela liberdade condicional de Lee nos últimos meses. O medo dos grupos era de a economia sul-coreana poderia ser afetada como um todo.

O herdeiro da Samsung “está entre as pessoas que receberão liberdade condicional, devido à situação econômica nacional e à prolongada pandemia de coronavírus”, declarou o ministro da Justiça, Park Beom-kye, à imprensa. A decisão foi tomada “com base em vários fatores, incluindo o sentimento da população e seu comportamento na prisão”, continuou. Segundo relatos da imprensa sul-coreana, Lee é considerado um “prisioneiro modelo”.

Entenda o caso 

A trama é bastante complexa. A prisão do herdeiro da Samsung tem relação com o escândalo de corrupção que, em 2017, levou ao impeachment a então presidente da Coreia do Sul Park Geun-hye.

Em 2018, a ex-presidente foi condenada a 30 de anos de prisão por corrupção e abuso de poder. A defesa conseguiu reduzir a pena para 20 anos e, após essa decisão, continuou com as idas e vindas aos tribunais para diminuir ainda mais a pena.

Não teve jeito: a Suprema Corte da Coreia do Sul condenou Park Geun-hye a vinte anos de prisão. 

No caso de Jay Y. Lee, a sentença do novo julgamento foi divulgada hoje. Basicamente, a Suprema Corte da Coreia do Sul considerou o empresário culpado das acusações de usar a sua fortuna para influenciar Park Geun-hye a tomar decisões que atendiam aos interesses da Samsung.

Uma delas teria ajudado o governo coreano a aprovar, em 2015, a conturbada fusão de duas unidades da Samsung (Samsung C&T e Cheil Industries), operação que teria aumentado o controle da família de Jay Y. Lee à frente do conglomerado.

Promotores pediam pena de 12 anos

No final de 2020, durante a audiência, Lee leu um extenso pedido de desculpas, prometeu não repetir os mesmos erros e disse estar decidido a fazer uma “nova Samsung”.

Aparentemente, os esforços da defesa surtiram algum efeito. Os promotores haviam pedido uma sentença de 12 anos de detenção para mostrar que mesmo o homem que controla a empresa mais poderosa da Coreia do Sul não está acima da lei. No fim das contas, o tribunal definiu uma pena de 30 meses.

Mas os problemas de Jay Y. Lee com os tribunais coreanos ainda não terminaram. O empresário também está sendo processado por acusações de fraude e manipulação de ações por exemplo.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/08/2021