ConexãoIn


Festival de Cinema de Berlim anuncia vencedores

Bad Luck Banging ou Loony Porn”,  filme do diretor romeno Radu Jude, foi o ganhador do Urso de Ouro, a premiação máxima do Festival de Cinema de Berlim, nesta sexta-feira,5.

O longa foi gravado, inclusive, durante a crise sanitária e os atores aparecem usando máscaras em diversas cenas. A história conta o drama da professora Emi, interpretada pela atriz Katia Pascariu, que tem um vídeo íntimo exposto na internet. A partir daí, debates atuais como a “cultura do cancelamento” e o machismo são realizados pelas personagens.

O Urso de Prata foi para o filme japonês Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi. Entre os documentários, o prêmio foi para o alemão Mr Bachmann and His Class, de Maria Speth.

A atriz Maren Eggert foi a vencedora do Urso de Prata de melhor interpretação por sua atuação no longa I’m your Man. A partir desse ano, o Festival de Berlim aboliu a divisão de gênero na categoria, que antes era melhor ator e melhor atriz.

Houve ainda um empate na categoria de melhor diretor entre o canadense Denis Côté (“Social Hygiene”) e os suíços Ramon Zürcher e Silvan Zürcher (“The Girl and the Spider”). 

Juri 2021

O júri do Festival de cinema de Berlim foi composto este ano por seis diretores premiados com o Urso de Ouro em edições anteriores. Os membros deste júri, que este ano não terá presidente (algo excepcional) serão convidados para a capital alemã para que vejam os filmes selecionados na competição principal, cuja lista será revelada oficialmente em 11 de fevereiro, e designar os vencedores de cada categoria. 

Entre eles, estão o iraniano Mohammad Rasoulof (premiado em 2020 por “There Is No Evil”); o israelense Nadav Lapid (“Sinônimos”, 2019); a romena Adina Pintilie (“Não Me Toque”, 2018); a húngara Ildikó Enyedi (“Corpo e Alma”, 2017); o italiano Gianfranco Rosi (“Fogo no Mar”, 2016) e a bósnia Jasmila Zbanic (“Em Segredo”, 2006). Esses seis diretores “não só expressam diferentes formas de fazer filmes intransigentes e de criar histórias corajosas, mas também representam uma parte da história do Festival de Berlim”, afirmou em nota o diretor artístico do evento, Carlo Chatrian.

A 71ª edição do Festival aconteceu em duas partes. De 1º a 5 de março, houve uma competição online e a entrega dos prêmios, como o Urso de Ouro; e de 9 a 20 de junho haverão exibições abertas ao público, a princípio em salas e ao ar livre. Neste segundo período também serão entregues os prêmios fisicamente.

Festival Internacional de Cinema de Berlim, em alemão, Internationale Filmfestspiele BerlinIFB, também conhecido como Berlinale, é premia a produção cinematografica mundial  e foi criado em 1951 na antiga Berlim Ocidental, atual Berlim. É considerado uma dos eventos mais importantes na indústria cinematográfica e um dos cinco principais festivais do mundo, ao lado do Festival de Cinema de veneza, Festival de Cannes, Festival Internacional de Cinema de Toronto, o Sundance Film Festival ( de Robert Redford) e o Tribeca.

Seu prêmios principais são chamados o Urso de Ouro e o Urso de Prata eo símbolo da premiação é um troféu em formato de um urso, o símbolo da cidade alemã. Desde 1978, o festival sempre acontece no mês de fevereiro.

#conexaoin99

#conectadocomaonoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 05/03/2021