ConexãoIn

Farmacêutico australiano e sua floresta de 60 metros quadrados

O farmacêutico australiano Angelo Eliade é um entusiasta do plantio em pequenos espaços. Para provar a eficiência deste conceito, ele transformou o jardim comum de sua casa, em Melbourne (Austrália), em uma verdadeira fazenda urbana.

Externamente a casa é exatamente igual às residências vizinhas, com um pequeno gramado à frente. No entanto, ao abrir o portão, o que se vê é um terreno altamente fértil espalhado por apenas 60 metros quadrados.

O espaço produz centenas de quilos de frutas, legumes e ervas medicinais em sua própria residência.

melbourn

Uma das principais dicas do australiano consiste em manter sempre a variedade na produção. Mesmo plantando em um espaço pequeno, é possível ter muitas espécies diferentes crescendo juntas. Atentando às características de cada uma delas, pode-se planejar onde serão plantadas para que uma ajude a outra a se desenvolver melhor.

A fim de maximizar o espaço disponível, Eliades criou uma série de grades e prateleiras, onde crescem parreiras e outras frutas. O ousado e belíssimo jardim já virou ponto turístico.

Nela são cultivados anualmente cerca de 70 quilos de vegetais e 161 quilos de frutas, entre limão, cana-de-açúcar, batata, alface, cenoura e outros.

“As pessoas precisam assumir a responsabilidade pelo crescimento da população e, portanto, tornar possível o cultivo de alimentos onde as pessoas vivem”, disse Angelo a um jornal local. Ele acredita que os rendimentos dos cultivos em áreas urbanas podem ser surpreendentemente altos.

Angelo é estudante de permacultura e passou os últimos quatro anos planejando e executando ações que transformassem os seus 60m² de solo altamente fértil em uma fazenda dentro de casa. 

Para saber mais acesse melbourne

POR: Rita Moraes
Publicado em 14/02/2021