ConexãoIn


Exposição do fotógrafo Sebastião Salgado alerta sobre o desmatamento na Amazônia

O regime de chuvas em grande parte do Brasil tem ligação com um fenômeno natural da Amazônia. Explorando as belezas da natureza amazônica, o fotógrafo Sebastião Salgado inaugurou exposição com 200 imagens que retratam o ecossistema vivo da maior floresta do mundo.

Além das fotos da natureza, ele fez registro de 12 comunidades indígenas, que habitam a região. Em m preto e branco, característica marcante do premiado fotógrafo, a exposição revela também, o fenômeno da evapotranspiração, uma combinação entre a água que evapora do solo e a transpiração de água pelas árvores da floresta.

 
“Uma molécula de vapor d’água recicla entre cinco e oito vezes entre o Oceano Atlântico, quando entra na Floresta Amazônica, até ela sair da Floresta Amazônica. E esse vapor d’água é muito importante para abastecer as chuvas ao sul da Amazônia, do Pantanal, da bacia do Rio Paraná e Rio da Prata, e também, às vezes, até alimentando o sistema de chuva do Cerrado e no Sudeste do Brasil”, explica Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 
 
As fotos de Sebastião Salgado são um alerta contra a ameaça que o desmatamento, que segundo relatório anual do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais aumentou de 232%. 
POR: Rita Moraes
Publicado em 21/02/2022