ConexãoIn


Explosão em Leicester, interior da Inglaterra neste domingo, 25

 

Uma forte explosão às 19h (horário local) transformou em escombros uma loja e um apartamento localizado no andar superior de um prédio em Leicester, no centro da Inglaterra. té agora, foram confirmadas quatro vítimas fatais e um número indefinido de pessoas estão sendo tratadas em hospitais, disse o superintendente da polícia de Leicestershire, Shane O’Neill. “Nós acreditamos que podem haver pessoas que ainda não foram contabilizadas e esforços de resgate continuam para localizar qualquer outra vítima”. Ele disse que não há nenhuma indicação imediata de que a explosão estaria ligada ao terrorismo.

Os bombeiros trabalharam durante toda a noite para controlar o incêndio. A explosão aconteceu às 19H00 locais (16H00 de Brasília). “Foi muito assustador”, declarou Graeme Hudson, morador de Leicester. “Moro a cinco minutos (…) mas minha casa foi abalada. Saí e vi muita fumaça e chamas muito altas”, completou.

Estado de alerta

A Europa vive sob estado de alerta por conta das várias ações terroristas. Há registros de sucessivos eventos depois  uma série de ataques atribuídos aos movimentos islamistas no continente, a partir de novembro de 2015. Até hoje mais de 250 pessoas perderam suas vidas e 452 ficaram feridas. A França registro 214 mortos, Bélgica 35 e Alemanha 10.

Cronologia dos principais atentados

18 de julho de 2016 — Alemanha — Um jovem de 17 anos entrou num trem em Wurzburgo, na Alemanha, atacando várias pessoas com um machado e uma faca. Acabou por ser abatido pela polícia.

 

14 de julho de 2016 — França — O tunisino Mohamed Lahouaiej Bouhlel provocou a morte de 84 pessoas quando conduziu um caminhão contra uma multidão em Nice que assistia ao fogo de artifício do Dia Nacional de França.

22 de março de 2016 — Bélgica — Uma dupla explosão no aeroporto de Zaventem e uma outra explosão na estação de metrô de Malbeek, em Bruxelas, provocaram pelo menos 34 mortos.

13 de novembro de 2015 – França — Atentados perpetrados em Paris: na sala de concertos Bataclan, em vários bares e restaurantes no centro da capital e perto do Estádio de França, em Saint-Denis, causam 130 mortos e mais de 350 feridos. 

O grupo extremista Daesh (também conhecido como Estado Islâmico, proibido na Rússia) reivindica os ataques.

Fonte AFP

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/02/2018