ConexãoIn


Especial Grandes Pintores: Rembrandt

Considerado um dos maiores nomes da arte e o mais importante da Holanda, Rembrandt é visto por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Sua arte surge em um período denominado pelos historiadores de  “Século dos de Ouro dos países Baixos”, onde a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu o auge.

Nasceu 15 de julho em 1606, em Leida, na República Unida dos Países Baixos, atual Países Baixos. Foi descoberto pelo estadista Constantijn Huygens, pai do famoso matemático e físico Christiaan Huygens, que conseguiu para o pintor importantes encomendas na corte de Haia. Como resultado desta conexão, o príncipe Frederik Hendrik continuou a adquirir as obras de Rembrandt até 1646.

Alcançou sucesso na juventude como um pintor de retratos, mas seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. Suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como artista manteve-se elevada. Por vinte anos ensinou quase todos os importantes pintores holandeses.

Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são especialmente nos retratos de seus contemporâneos, e autoretratos, ilustrações bíblicas. Os autorretratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.

Rembrandt expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência; assim, a representação de uma cena bíblica era baseada no conhecimento de Rembrandt sobre o texto específico, na sua assimilação da composição clássica, e em suas observações da população judaica de Amsterdã. Foi chamado “um dos grandes profetas da civilização”.

Pintou usando basicamente três temas distintos, as pinturas sacras, os autorretratos e os retratos de grupos. As pinturas sacras foram realizadas por toda a vida do pintor, principalmente de cenas retratadas na Bílbia sagrado. Temos como bons exemplos desta fase “O retorno do filho pródigo” em exposição no Museu Hermitagede São Petersburg e Jacó abençoa os filhos de José no Museu Staatliche Kunstsammlungen Kassel. Muito elogiado por seus contemporâneos, que sempre o reverenciaram como um mestre intérprete das histórias bíblicas graças à sua habilidade em representar emoções e atenção aos detalhes.

Rembrandt ficou muito famoso pela quantidade de autorretratos que realizou, mais de 100 no total, por 40 anos. Estes autorretratos, que eram leituras psicológicas do autor, foram comparados somente aos que Van Gogh fez de si mesmo, mais de 200 anos depois. Sempre foi fiel ao rosto que encontrava no espelho, tanto nos momentos felizes quanto nos de desespero, onde encarava as agruras da vida.

Os retratos de grupos estavam em moda na Holanda na época de pintor, onde grupos procuravam os pintores para terem seu retrato imortalizado em uma tela, e ainda podiam dividir os custos da produção entre si.

Suas obras estão disponíveis para visitação no:

Amsterdâ Museum

Gemdelgalerie, em Dresden

Kassel

Louvre, Paris

Maurtshuis, em Haia

Museum Catharijnecovent, em Utrecht

Museu Hermitage, em São Peterburgo

National Gallery, em Londres

National Museum, em Estocolmo

Rijksmuseun, em Amsterdã

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/05/2018