ConexãoIn


Escândalo: Criança e adolescentes teriam sido imunizadas com vacinas de adulto. Em Sergipe, foram 1.415 menores de 18 anos

Uma manifestação enviada pela Advocacia Geral da União (AGU) ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que 57 mil crianças e adolescentes em todo o paíssendo 1415 de Sergipe – teriam sido imunizadas com doses para adultos não autorizadas para aplicação em menores de 18 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu a situação e explicou que os dados se tratam de equívocos de registro da população vacinada e nada tem a ver com aplicação errada de imunizantes.

A informação levantada pela AGU foi divulgada em uma matéria da Agência Brasil. Segundo o texto, a manifestação foi enviada pelo advogado-Geral da União, Bruno Bianco e os números apresentados por ele foram retirados da Rede Nacional de Dados da Saúde, na qual estados e municípios são obrigados a registrar informações inseridas em todos os cartões de vacinação.

Ainda de acordo com Bianco, o Ministério da Saúde enviou dois ofícios aos estados e ao Distrito Federal, em setembro e em novembro do ano passado, questionando os dados sobre a aplicação de vacinas não aprovadas pela Anvisa em menores de 18 anos e também se haveria erros na inserção das informações que pudessem ser retificadas, mas não obteve respostas.

Em nome da União, Bianco pediu a Lewandowski que conceda uma liminar (decisão provisória) para obrigar estados e municípios a interromper qualquer campanha de vacinação de crianças e adolescentes que esteja em desacordo com as diretrizes da Anvisa e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A AGU pede ainda que Lewandowski ordene estados e municípios a identificarem todas as crianças e adolescentes que receberam vacinas equivocadamente, para que sejam inseridas no sistema de farmacovigilância e tenham identificados possíveis efeitos adversos. O procedimento é uma recomendação da Anvisa.

Faixas etárias

Na tabela extraída da Rede Nacional de Dados da Saúde e que consta na manifestação da AGU, os dados referentes às crianças entre 0 e 11 anos são baseadas em informações até dezembro de 2021. Já os dados dos adolescentes entre 12 e 17 anos consideram informações até agosto de 2021.

Pela tabela, em Sergipe, 26 crianças de até 4 anos teriam sido vacinadas contra a covid-19 – ainda que a imunização nessa faixa etária não tenha nenhum respaldo da Anvisa ou do próprio Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Além disso, 24 crianças entre 5 e 11 anos aqui no estado teriam recebido vacinas de outros fabricantes que não a Pfizer/BioNtech, única aprovada pela Anvisa para aplicação nessa faixa etária. No caso de adolescentes entre 12 e 17 anos, 152 teriam recebido doses de farmacêuticas – AstraZeneca, Sinovac ou Janssen – que ainda não receberam autorização da Anvisa para aplicação nessa faixa etária.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os dados são referentes a equívocos de registro da população vacinada e explicou que solicitou aos municípios a correção. A SES lembrou que há lentidão na atualização dessas informações por parte da Rede Nacional de Dados em Saúde.

A SES reforçou ainda que, em Sergipe, a aplicação das doses é feita dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa e que o Estado tem diálogo constante com o Ministério da Saúde quanto ao processo de imunização contra a Covid-19.

Por Verlane Estácio com informações da Agência Brasil

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/01/2022