ConexãoIn


Enem começa hoje com recorde de inscritos

Com registro de mais de 3,9 milhões de pessoas,  o Enem 2023 começa hoje, 5 de novembro, o primeiro dia de prova. Esta é a primeira aplicação do exame sob o terceiro mandato do presidente Lula (PT).

 

Depois de três anos de queda no número de inscritos, houve aumento de cerca de 15% em 2023. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Enem passou por tentativas de interferência, turbulências e registrou o menor número de inscritos em 17 anos — 3,4 milhões em 2022.

O ENEM  é a principal porta de entrada ao ensino superior no país. Com o resultado do exame, os candidatos podem se inscrever no Prouni, programa de bolsas em universidades particulares, no Fies, mecanismo de financiamento, ou no Sisu, que oferta vagas nas instituições federais.

“Nosso objetivo é aprovar as mudanças no ensino médio ainda este ano e, em 2024, discutir alterações para o Enem 2025”, afirmou Camilo Santana, ministro da Educação

”O Inep pode assegurar que a elaboração das provas do Enem foi conduzida com total autonomia pelas equipes, sem nenhum tipo de intervenção. Garanto que não vi nenhum item da prova e todos os critérios de qualidade foram seguidos”,  Manuel Palacious, presidente do INEP.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 05/11/2023