ConexãoIn


Empresas do Brasil pretendem contratar mais no 3º trimestre, aponta pesquisa do ManpowerGroup

Após um cenário de incertezas no Brasil e no mundo no primeiro semestre do ano, a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2023, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, revela uma alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o 3° trimestre do ano, com empregadores apontando maior estabilidade.

O levantamento mostra que a expectativa de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é de +33%, 12 pontos percentuais a mais que no trimestre anterior. Já a porcentagem de empregadores que planejam contratar aumentou de 46% (trimestre anterior) para 47% (atual), enquanto aqueles que esperam reduzir o volume de contratações caiu de 21% para 15%.

Entre os setores com maior demanda de posições no país estão os de Energia & Serviços de Utilidade Pública (50% das organizações no setor esperam contratar), seguido por Serviços de Comunicação (44%), Tecnologia da Informação (41%) e Assistência Médica & Ciências da Vida (35%). Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de contratações (39%), seguido pelo setor de Energia & Serviços de Utilidade Pública (34%), Finanças & Imobiliário (31%) e Indústrias e Materiais.

Recuperação das micro e pequenas empresas
O estudo também analisou a intenção de contratação por porte de empresas, e nas micro e pequenas há uma expectativa de crescimento significativo em comparação ao último trimestre. Entre as microempresas, a expectativa de contratação é de 22%, e 27% para as pequenas, um progresso de 11% e 12% respectivamente. Já entre as médias e as grandes empresas, a expectativa de contratação é de 32% e 37%.

MG e RJ são os estados com maior intenção de contratar
O levantamento traz, ainda, a intenção de contratação por regiões do Brasil. O grande destaque positivo ficou para Minas Gerais, com o melhor índice (40%), à frente do Rio de Janeiro (33%). O estado de São Paulo aparece empatado com outras regiões (31%).

“Após incertezas de todo início de ano, ainda mais com mudanças de governo, a pesquisa mostrou que as companhias conseguiram se estabelecer e ampliar as contratações, desde as grandes até as microempresas. O destaque para Minas Gerais se deve principalmente pelo setor de energia renovável, que vem recebendo fortes investimentos e ampliando contratações. O setor de TI apresentou uma queda no indicador, mas a demanda ainda existe e os empregadores seguem com dificuldade de fechar posições nessa área. No geral, as expectativas de contratação são positivas, mas encontrar profissionais que possuem as competências comportamentais mais desejadas pelas empresas – como raciocínio e resolução de problemas, resiliência, adaptabilidade, tomada de decisão e iniciativa – segue sendo um grande desafio e as empresas precisarão criar estratégias para fechar esse gap”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

Costa Rica, Países Baixos e Peru têm maior intenção de contratar
Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no terceiro trimestre, relatando uma expectativa líquida de emprego ajustada sazonalmente em +28%, um crescimento de 5% em relação ao primeiro trimestre e uma redução de 4% no comparativo anual.

Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Costa Rica (+43%), Países Baixos (+39%) e Peru (+38%). Já o cenário mais fraco é reportado na Argentina (+6%), Eslováquia (10%) e Itália (+11%), com perspectivas menos otimistas e distantes da média global de +28%.

Empregadores da América do Norte lideram intenções de contratar
Em uma perspectiva segmentada por continentes, é possível afirmar que os empregadores na América do Norte relatam as maiores intenções de contratação (+35%), seguidos pela Ásia (+31%), América Central e América do Sul (+29%) e Europa, Oriente Médio e África (+20%). Para ver os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2023, incluindo dados regionais e nacionais, acesse o blog do ManpowerGroup Brasil.

A próxima edição da pesquisa será divulgada em setembro e reportará as expectativas de contratações para o quarto e último trimestre do ano.

Sobre a pesquisa
Ao todo foram 39.000 empregadores, públicos e privados, entrevistados em 41 países e territórios, para medir as tendências de emprego previstas a cada trimestre. No Brasil, foram entrevistados 1.020 empregadores. A Expectativa Líquida de Emprego é obtida tomando-se o percentual de empregadores que preveem aumento na atividade de contratação e subtraindo-se dele o percentual de empregadores que esperam uma diminuição na atividade de contratação.

  • os 1.020 empregadores brasileiros entrevistados, 47% afirmam que têm intenção de contratar;
    ● A expectativa líquida de emprego para o terceiro trimestre de 2023 é de +33% no Brasil, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior (+21%);
    ● Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com as maiores intenções de contratação, com 40% e 33%, respectivamente
    ● O setor de Energia & Serviços de utilidade pública tem a maior demanda por profissionais no Brasil, enquanto, no mundo, o setor que lidera é o de TI; no país, ele está em terceiro lugar, atrás dos serviços de comunicação;

    Sobre o ManpowerGroup
    O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas – Manpower, Experis e Talent Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos. Somos reconhecidos de forma consistente por nossa diversidade – como o melhor lugar para trabalhar para mulheres, inclusão, igualdade e deficiência e, em 2023, o ManpowerGroup foi nomeado pelo 14º ano como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo –, e tudo isso confirma nossa posição como a marca escolhida pelos talentos mais buscados no mercado.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/06/2023