ConexãoIn


Edney Silvestre lança o livro “O Último Dia da Inocência, em Salvador

O jornalista, escritor e roteirista carioca, Edney Silvestre (Rede Globo), lança no próximo dia 10, na Livraria Saraiva, do Shopping da Bahia, o livro “O Último Dia Da Inocência, resultado de nove anos de meticulosa pesquisa. O autor mescla fatos e personagens da história do Brasil com ficção.

A obra sai pelo selo da Record e atrai o leitor pelo thriller da trama, com muitas reviravoltas e complôs, em intriga que apresenta crimes e abusos em contexto de muita impunidade. O enredo é inteiramente ambientado no dia 13 de março de 1964. Neste dia, o presidente da República, João Goulart, o Jango, defendeu medidas propostas por seu governo, a exemplo da reforma agrária, para um público estimado em cerca de 200 mil pessoas no comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

O enredo do livro é inteiramente ambientado no dia 13 de março de 1964. Neste dia, o presidente da República, João Goulart, o Jango, defendeu medidas propostas por seu governo, a exemplo da reforma agrária, para um público estimado em cerca de 200 mil pessoas no comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Sobre Edney Silvestre

Edney nasceu em Valença, Rio de Janeiro, dia 27 de abril de 1950. Jornalista e escritor ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2010, assim como o Prêmio São Paulo de Literatura no mesmo ano.

Edney foi correspondente internacional por mais de uma década, baseado nos Estados Unidos, primeiro para o jornal O Globo, depois para a Rede Globo de Televisão. Iniciou a carreira na Bloch Editores, com reportagens para as revistas Manchete, Fatos & Fotos e Pais e Filhos. Mais tarde fez parte da jovem equipe que tentou, sem sucesso, revitalizar a revista O Cruzeiro.

Edney foi o primeiro jornalista da televisão brasileira a chegar ao World Trade Center no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, acompanhado do cinegrafista Orlando Moreira. A reportagem abriu a edição do Jornal Nacional. Todas as reportagens feitas no local do atentado exibidas pela Rede Globo nas semanas seguintes foram de autoria de Silvestre Edney com colaboração dos cinegrafistas Sherman Costa e Helio Alvarez. A experiência e seu depoimento sobre o efeito do ataque terrorista na vida americana, os traumas e dramas das vítimas e dos sobreviventes estão relatados no livro “Outros tempos” (Ed. Record, 2002). O assunto foi tema de sua palestra na série “Testemunhas da História na Casa do Saber, no Rio de Janeiro, em maio de 2009.

Edney foi também autor de uma série de reportagens no Iraque para o Jornal Nacional e o Fantástico antes da derrubada de Saddam Hussein, assim como da reportagem que revelou a trajetória do terrorista Mohamed Atta na Flórida e o centro de instrução de torturas Casa de Las Americas na Louisiana. Cobriu também a histórica visita do Papa João Paulo II a Cuba, a passagem de furacões na América Central e premiações de Hollywood, como o Golden Globe e o Oscar.

Em 1996, Edney criou e produziu com Paulo Francis o pioneiro programa de entrevistas em profundidade para a TV paga Milênio”, que inaugurou o canal Globo News. Enquanto foi seu apresentador (ao lado de Francis e, mais tarde, de Lucas Mendes), mostrou ali a vanguarda da arte, do pensamento, da ciência norte-americanas, como o ensaísta e professor Edward Said, os dramaturgos Edward Albee e Tony Kushner, os escritores Salman Rushdie e Norman Mailer, a fotógrafa Nan Goldin, o físico Michio Kaku, e estrelas do show-business como Juliette Binoche, Lauren Bacall, James Taylor, Janet Jackson. Algumas dessas entrevistas estão no livro “Contestadores” (Ed. Francis, 2003). Outro livro, “Grandes entrevistas do Milênio” (Ed. Globo, 2009) traz as entrevistas com Noam Chomski, E.L. Doctorow e o papa do movimento Beat, Allen Ginsberg.

Um dos 100 brasileiros mais influentes de acordo com a revista Época, Edney venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance 2010 e o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Estreante com seu primeiro romance, “Se eu fechar os olhos agora”.

Silvestre já participou de vários eventos literários nacionais a exemplos da FLIP (Paraty), da Bienal do Livro (Rio de Janeiro) e da Fliporto (Recife) bem como internacionais a exemplo do Hay-on-Wyes (País de Gales), da Feira Internacional do Livro de Belgrado (Sérvia), do Winternachten de Haia (Holanda), da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México), da Feira de Frankfurt (Alemanha, 2014) e do Salão do Livro de Paris (2015).

Serviço:

O quê: Lançamento do livro O Último Dia da Inocência, com Edney Silvestre

Quando: Sábado, 10

Onde: Livraria Saraiva – Shopping da Bahia / Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores / Entrada franca / Dia 11: participa da Flipelô
#conexaoin99#conectadocomanoticia
POR: Rita Moraes
Publicado em 05/08/2019