ConexãoIn


Dia Mundial do Leite é comemorado pelo Sindileite Bahia

Orientar o consumo do leite é o objetivo do Café da Manhã promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite-BA),  dia 1º de Junho, das 6h30 às 12h30, na orla do Jardim de Alah, em Salvador.  O evento é feito em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB. 
 
Serão degustados queijos, iogurtes, manteigas leites e pães elaborados pelo chef Richard James, mingau gourmet feito pela chef Hellem Pacheco, pastéis da Mais Pastél e pizza da Mamma’s Pizza.  Um rico café da manhã, de graça, para quem estiver passando pelo local.
 
A ação está ocorrendo em parceria com as indústrias de laticínios baianas filiadas ao Sindileite. Poderão ser degustados produtos da Natural Gurt, Dengo, Davaca, Campanella, Veneza, Sol, Coopag, Federicci, Leitíssimo e Gostoso. Estudantes de enfermagem e nutrição, darão dicas de saúde e alimentação, orientando e informando sobre a importância de uma dieta equilibrada para uma vida saudável.
 
Este é o segundo ano do evento, que atrai grande público. 
 
Sobre o Dia Mundial do Leite
 
O Dia Mundial do Leite foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de laticínios pela população, alertando sobre a importância desses produtos para uma alimentação equilibrada. De acordo com a ONU, o ideal é consumir de 200 a 220 litros por ano, o que equivale a três porções diárias de leite e derivados. Porém, os brasileiros ingerem apenas cerca de 160 litros por ano.
 
Um dos principais nutrientes do leite é o cálcio, essencial para a formação óssea. Os produtos derivados do leite são as principais fontes dietéticas de cálcio, pois apresentam maior biodisponibilidade nesse grupo alimentar. A ingestão de cálcio na juventude diminui o risco de osteoporose na idade adulta.
 
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), o Brasil ocupou a quinta posição no ranking mundial de produção de leite em 2014, atrás da União Europeia, Índia, Estados Unidos e China. A Bahia é o sétimo estado brasileiro na produção de leite e ainda importa de estados vizinhos parte do leite consumido internamente.
 
 
Serviço
Dia Mundial do Leite
Data: 1º de Junho
Horário: 6h30 às 12h30
Onde: Orla do Jardim de Alah
Por que ir: Evento aberto ao público para orientar sobre o consumo do leite
POR: Rita Moraes
Publicado em 21/05/2018