ConexãoIn


Cresce cada dia mais a presença de alunos brasileiros nas Universidades Portuguesas

A forte presença de brasileiros em Portugal está impulsionando também as Universidades lusitanas. Há vagas ociosas provocadas pelo baixo índice de natalidade (uma das mais baixas da Europa) e uma população cada vez mais envelhecida. 

Nos últimos 10 anos, a quantidade de alunos estrangeiros em universidades portuguesas dobrou, com alta de 95% no setor. Os brasileiros lideram. São mais de 12,2 mil alunos: quase a mesma quantidade que têm, somados os outros quatros países. Angola, Espanha, Cabo Verde e Itália lideram.

Os alunos brasileiros pagam mais caros que os portugueses para estudar, algumas cobram até sete vezes mais pelo mesmo curso. Mesmo assim a procura por matrículas só aumenta. Segundo o Consulado de Portugal em São Paulo, houve aumento de 35% na solicitação de visto de estudante em 2017. Em 2018 a procura deve aumentar. Por conta disso, alguns estudantes perderam o início das aulas, pois os documentos atrasaram no Consulado. 

Para facilitar a entrada de estudantes brasileiros, 31 Universidades lusitanas aceitamo ENEM – Exame do Ensino Médio Nacional.

Aliado ao crescimento do número de alunos brasileiros, as instituições  passaram a oferecer cursos voltados para o interesse deles. Uma das ações foi o pré-semestre acadêmico voltado ao mercado internacional, uma espécie de teste-driver dos cursos e do ambiente universitário, com orientações e aulas práticas. Funcionam como uma preparação para que os alunos estrangeiros conheçam a realidade de Portugal, antes de decidiram qual curso seguir.

A primeira Universidade a aceitar o ENEM  foi a Coimbra, a mais procurada pelos brasileiros. Atualmente mais de 2.000 alunos frequentam a instituição, em graduação e pós-graduação.  A procura foi grande, que a Universidade teve que recusar 500 deles.

Outra instituição que interessa aos brasileiros é a Universidade de Algarve, com mais de 600 alunos. De 2017 para cá houve uma alta de 103%. 

Para saber informações sobre como estudar em Portugal, o aluno deve acessar os sites das Universidades ou procurar informações nas representações dos Consulados de Portugal no Brasil. 

Ou acesse esse link: https:www.eduportugal.eu

POR: Rita Moraes
Publicado em 04/06/2018