ConexãoIn


Cinco mortos no Ro Grande do Sul por causa das forte chuvas

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde o dia 15, deixaram 5 pessoas morreram e 63 ficaram feridas. As fortes chuvas já causaram danos e transtornos em 158 cidades, deixando 13.264 pessoas desalojadas e 3.737 desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil do RS.

Cheia recorde em São Sebastião do Caí

O município foi um dos mais atingidos, segundo a Defesa Civil do RS. O nível do Rio Caí alcançou os 16 metros, e mais de 80% da população da cidade foi atingida pela água.

Ao menos 1,3 mil pessoas foram resgatadas pelos bombeiros, enquanto 1.045 seguem desalojadas. Dessas pessoas, 183 são famílias, e há 546 pessoas divididas em cinco abrigos.

 

Ainda que o rio tenha começado a baixar, as ruas seguem alagadas e grande parte do município permanece sem energia elétrica e abastecimento de água.

De acordo com a Defesa Civil do município, ao menos 2,4 mil pessoas estão fora de casa. Uma retroescavadeira auxilia no processo de retirada dos moradores e animais.

São 2 mil desalojados e 400 desabrigados. Com o avanço das águas sobre as residências, os moradores estão sendo encaminhados para abrigos municipais ou buscando acolhida na casa de familiares e conhecidos. Segundo bombeiros voluntários, os bairros Picada, Chácara, Cidade Verde e Vila da Paz são os mais atingidos na cidade.

Guaíba atinge 3,19 metros

O nivek do Rio Guaíba atingiu 3,6 metros às 13h15, na segunda-feira, 20, em Porto Alegre, de acordo com medição da Defesa Civil do município. É a marca mais alta desde 1941, quando a Capital do RS enfrentou uma enchente histórica que levou a água a 4,75 metros. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros.

As comportas do sistema de proteção contra enchentes estão sendo fechadas. Em uma rede social, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), explicou que a medida é preventiva e foi tomada “em função do alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba”.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 21/11/2023