ConexãoIn


Chuvas revelam má qualidade de obras no Brasil. Artigo do jornalista Alex Ferraz.

Como ocorre muito provavelmente há milhares de anos, as chuvas de outono castigam grande parte do País.
E como ocorre há dezenas de anos, os mais observadores, ao verem as imagens de estradas rompidas pelas águas totalmente previsíveis, constatam a escandalosa fragilidade da camada asfáltica. Vemos que a espessura é assustadoramente fina e assentada diretamente no BARRO.

Tal situação, além de explicar a facilidade com que as rodovias se rompem, deixa clara também a razão de tantos buracos e irregularidades na maioria da malha rodoviária brasileira.
Serviço mal feito. Simples assim.

E sabendo da imensa corrupção que costuma reger as obras públicas no Brasil, fica claro que o serviço ruim é proposital. Afinal, há que se repetir tais obras o mais amiúde possível para que se fature mais.
Convém assinalar que o mesmo acontece com ruas e avenidas das cidades em todo o país.

Ainda me lembro com clareza nostálgica do tempo em que se colocavam em grandes placas de obras públicas, como estradas e avenidas, os nomes da empreiteira e do engenheiro responsável.  Em destaque!

Bem, talvez este tenha sido um hábito restrito ao tempo em que se faziam obras duradouras, de qualidade.

Um tempo, enfim, em que empreiteiras e engenheiros tinham orgulho de assinar seus trabalhos. Hoje, pelo visto, preferem esconder-se atrás das finas e frágeis lâminas de asfalto. Merece uma Lava Jato…

Artigo do jornalista Alex Ferraz.

POR: Rita Moraes
Publicado em 16/04/2018