ConexãoIn


China afirma que vacina contra a Covid-19 está pronta para ser aplicada

Uma autoridade do governo declarou à imprensa estatal, que a vacina contra o Coronavírus já está apta para ser aplicada na população, já em novembro. 

A classe de cientistas chineses que atua na pesquisa e testes da vacina contra o Covid-19 estão otimistas com os avanços e as empresas Sinovac Biotech e Sinopharm exibiram as vacinas “candidatas” em um evento comercial realizado em Pequim, este mês. Dirigentes  das empresas afirmaram à AFP – Agencia France Press que esperam a aprovação das vacinas após os testes da fase 3, até o fim do ano. 

O principal especialista em biossegurança do Centro Chinês para o Controle de Doenças afirmou ao canal estatal CCTV, na segunda-feira, 14, que uma vacina estaria disponível ao público em geral “por volta de novembro ou dezembro”. Wu Guizhen não explicou sobre qual vacina fazia referência, mas foi categórico ao afirmar que os resultados clínicos, “de acordo com os resultados clínicos da fase 3, o atual progresso é muito rápido”.

Em abril, Wu tomou a vacina, e disse ter se sentido bem durante os últimos meses, mas não especificou qual vacina inoculou em seu corpo.

Vacinas candidatas

Nove vacinas candidatas estão sendo testadas em humanos, já em fase avançadas. A do grupo farmacêutico AstraZeneca e a Universidade de Oxford causou efeito colateral em uma voluntária, interrompendo os testes clínicos.

Outras vacinas candidatas chinesas foram oferecidas a trabalhadores essenciais no âmbito de um programa de emergência. 

Um porta-voz da empresa Sinovac indicou à AFP no início do mês que dezenas de milhares de pessoas foram vacinadas de maneira voluntária, incluindo 90% de seus funcionários e parentes, neste caso entre 2.000 e 3.000 pessoas. 

O Exército chinês aprovou uma vacina para o uso em seus soldados, que foi desenvolvida por sua unidade de pesquisas e uma empresa de biotecnologia.

POR: Rita Moraes
Publicado em 18/09/2020