ConexãoIn

Chefchaouen, a cidade azul de Morrocos

A cidade azul, localizada no norte do país africano, entre as montanhas do Rif, oferece um cenário que encanta turistas em busca de coloridas visões surreais: são casas, vielas, ruas e pequenos prédios totalmente pintados de azul, como um reflexo saturado do céu marroquino. Chefchaouen encanta turistas do mundo inteiro. Para chegar à cidade não é difícil: o local fica a 110 km de Tânger (porta de entrada para quem vem da Espanha) e a 350 km de Casablanca (onde está o principal aeroporto do Marrocos). 

A “medina”, no centro histórico da cidade foi fundada em 1471 e virou um tradicional refúgio para judeus europeus, que começaram a chegar à região a partir do final do século 15 (por causa da Inquisição Espanhola) e mantiveram uma presença significativa na área até meados do século 20, quando muitos se mudaram para o recém-fundado Estado de Israel. A graça é se perder entre infinitas vielas e escadarias azuladas, além de admirar as portas ornamentadas que decoram a fachada de muitas residências. 

Foi a comunidade judaica a responsável por pintar a cidade. A cor seria uma referência ao azul que tingia objetos sagrados no Velho Testamento e serviria como uma lembrança constante do poder de Deus sobre aquele grupo de refugiados. Uma outra versão diz que eles simplesmente queriam reproduzir a visão do paraíso em sua nova morada. Outros contam, que segundo a lenda, o azul era para espantar os mosquitos.

Dominada atualmente pela cultura berbere-muçulmana, Chaouen, como é chamada pelos moradores, mantém sua paisagem tradicional neste começo de século.  

Os arredores montanhosos de Chefchaouen, por sua vez, oferecem diversas trilhas que levam até lindos mirantes, de onde é possível admirar a paisagem do norte do Marrocos e ter uma visão panorâmica do centro histórico azul da cidade. É muito comum cruzar com marroquinos usando a “djellaba”, uma peça de roupa com capuz que cobre o corpo inteiro e os faz parecer com magos saídos de um episódio do Senhor dos Anéis. Mas nada que surpreenda: é uma moda que combina totalmente com o cenário surreal de Chefchaouen. 

Confira as imagens!

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/05/2018