ConexãoIn

Casa do Carnaval tem entrada gratuita até domingo, 20

Dentro da 16ª Semana Nacional de Museus, iniciada nesta segunda-feira (14), a Casa do Carnaval vai receber de forma gratuita todos os visitantes a partir desta terça (15) até domingo (20), último dia da edição do evento deste ano. Além disso, o equipamento vai realizar, de terça a sexta-feira, aulões de dança com o grupo FitDance. Serão duas edições por dia: uma às 15h e outra às 15h30. Para participar da atividade, serão distribuídas 30 senhas por sessão na bilheteria do espaço, a partir das 14h. A entrada dos visitantes ficará sujeita a lotação do espaço.

Primeiro museu carnavalesco do país, a Casa do Carnaval está localizada entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, no Centro Histórico. Em três pavimentos, o museu conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que faz parte da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.

O equipamento é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e foi inaugurado pela gestão municipal às vésperas do início oficial do Carnaval este ano. A Casa do Carnaval funciona das 11h às 19h. Após o encerramento da programação da Semana Nacional de Museus deste ano, o espaço volta a disponibilizar os ingressos por R$30(inteira) e R$15 (meia). O telefone para outras informações é o (71) 3324-6760.

Acervo – A Casa do Carnaval possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos, além de dois cinemas onde os visitantes irão poder aprender ritmos da festa caracterizados e com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo e cada visitante faz sua “viagem” pela casa de forma particular, com o uso de fones de ouvido. No subsolo ainda é possível contar com um conteúdo digital para pesquisas sobre a folia de Momo.

Fonte: Secom Salvador 

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/05/2018