ConexãoIn


Cantora e atriz Dolly Parton prepara acervo de músicas a serem lançadas após sua morte

Dolly Parton é uma lenda viva da música americana, considerada um dos maiores nomes da história mundial da música. A americana, nascida em 1946, portanto com seus 74 anos, segue ativa e declarou ao podcast Dolly Parton’s America,  que está preparando um acervo de músicas para serem usadas após sua morte.

Dolly quer que sua voz ecoe pela eternidade através de seus clássicos mas também com canções inéditas. “Tenho centenas, centenas e até milhares de canções – uma grande parte delas nunca foi gravada. Há coisas suficientes para continuar eternamente com a minha música, para fazer álbuns de compilação e coisas novas”. Ela explicou que deseja que essas faixas estejam tão próximas da finalização que os produtores possam usar somente a sua voz e assim criar colaborações póstumas ou que possam adequá-la a qualquer estilo de música.

Filha de um fazendeiro, Dolly começou a compor e cantar na infância e, com 18 anos, foi para  Naschiville. Em 1967 entrou para a dupla Porter Wagoner no lugar de Norma Jean. No ano seguinte, a dupla ganhava o prêmio de “Melhor Dueto do Ano”, da Academia de Música Country.

Em 1974, o seu primeiro LP solo “Jolene” explodiu nos EUA. Aos poucos, as suas composições abandonavam os temas country e Dolly começava a sua carreira a solo. Muitas cantoras gravaram suas composições, entre elas Linda Ronstadt, Emmylou Harris e Maria Muldaur. A famosa interprete Whitney Houston gravou a música I Will Always Love You.  Em 2008, Dolly participou no álbum Do You Know,  da americana Jessica Simpson, compondo e cantando a faixa que nomeia o disco, entre outras grandes colaborações e composições.

Em , fez o seu primeiro espetáculo na Inglaterra, para um público de rock, no Teatro Rainbow. No ano seguinte, ganhou o primeiro disco de ouro, com “Here You Come Again”, onde afastou bastante o seu trabalho do country, e as suas influências de rock desagradavam cada vez mais os puristas.

Atriz

Dolly Parton revelou-se uma atriz competente ao participar no filme “Como Eliminar seu Chefe” ao lado de Jane Fonda e Lily Tomlin. Atuou também no filme família buscapé, onde cantou If You Ain’t Got Love. Atuou também no Filme Joyful Noise  fazendo o papel de G.G. Sparrow, ao lado de Queen Latifah. Também contracenou em um episódio da série Hanna Montana ao lado de Miley Cyrus, fazendo a madrinha de Miley Stewart.  É madrinha de Milley Cyrus na vida real.

Em 1983, fez uma participação em dueto com Kenny Rogers  na música “Islands In The Stream”, escrita por Barry Gibbs do grupo Bee Gees, onde obteve sucesso mundial.

Em 1993 fez um dueto com James Ingran na trilha sonora do filme Beethoven 2, The Day I Fall in Love, que recebeu indicação ao Oscar de melhor canção original.

Em 1994, gravou, em dueto com o latino Julio Iglesias,  um sucesso da música americana: When You Tell Me That You Love Me.

Em 2017, colaborou com a cantora Kesha numa música chamada Old Flames: Can’t Hold A Candle To You para seu novo álbum Rainbow.

Parque temático, restaurante e livraria infantil 

A famosa intérprete construiu seu próprio parque temático, em 1985, o “Dollywood”,  localizado no estado do Tenessee, na cidade de Pigeon Forge. O parque apresenta inúmeras diversões e shows, todos inspirados nas origens country e na história de sua criadora. Mais tarde construiu ainda o parque aquático DollySplash“, abriu o restaurante Dixie Stampede e fundou a Imagination Library especialmente dedicada às crianças.

Vida Pessoal

Quando mudou-se com sua família de sua cidade natal, Servielle, para viver em Naschiville,  aos 18 anos de idade, conheceu logo no primeiro dia, o jovem de 21 anos, músico e administardor,  Carl Thomas Dean: Ela saía da lavanderia com suas roupas já lavadas e ele estacionava sua caminhonete branca no local. Ambos iniciaram uma amizade e logo começaram a namorar. Um ano depois, ficaram noivos, e em 30 de maio de 1966 oficializaram a união em uma cerimônia civil e religiosa, na cidade de Tinggold, Geórgia, onde passaram a viver. Ambos mantém até hoje uma união sólida e estável, e no aniversário de 50 anos de casamento, em 2016, renovaram seus votos matrimoniais. Até os dias atuais o casal dedica-se intensamente a carreira musical, e por isso optaram por não ter filhos.

Preocupação com a burocracia

Uma das preocupações de Dolly é de que sem esse planejamento seu legado musical possa ficar preso em burocracias jurídicas. “Eu sou uma daquelas pessoas que acreditam que devem estar preparadas. Não quero deixar minhas coisas da mesma forma como PrinceAretha ou qualquer pessoa que não planeje com antecedência deixa,” finalizou.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 14/10/2020