ConexãoIn


Brasil anuncia meta de reduzir 50% das emissões de gases até 2030

Durante a COP26, o Brasil anunciou uma nova meta climática de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. O pronunciamento foi feito por Joaquim Leite, ministro Ministério do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 31. O discurso foi transmitido no Pavilhão Brasil, na   26 ª Conferência da ONU& sobre Mudanças Climáticas.

A fala do ministro aconteceu após a transmissão de vídeo gravado pelo presidente Bolsonaro. “O Brasil é uma potência verde. Temos a maior biodiversidade do planeta, a maior e mais rica cobertura florestal e uma das maiores áreas oceânicas. No combate à mudança do clima, sempre fomos parte da solução, não do problema”, disse o presidente. 

Em discurso, Leite anunciou a nova meta brasileira de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, tendo em vista a neutralização de carbono até 2050. 

“Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030; e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26”, afirmou. 

O ministro também disse que “não faltará empenho do governo federal para chegarmos num resultado positivo para o Brasil e o mundo”.

Leite deve ir à conferência na próxima semana para representar o Brasil, o presidente Bolsonaro não irá comparecer ao A 26ª Conferência evento da ONU,  que acontece em Glasgow, na Escócia.

Desmatamento aumento e Amazônia sofreu perdas da sua floresta

A Amazônia Legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, meses em que se mede a temporada do desmatamento. A taxa é 57% maior que a da temporada passada, além de ser a pior dos últimos dez anos, aponta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

#conexaoin
#conectadocomanoticia
POR: Rita Moraes
Publicado em 02/11/2021