ConexãoIn


Biden e Xi Jinping se reúnem pela 1ª vez: ‘Competimos, sem conflito’

 

Pela primeira vez os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, se encontraram para uma reunião.

Desde que Biden foi eleito, os governantes não haviam se reunido. O encontro aconteceu hoje, em Bali, na Indonésia, local que recebe a cúpula do G20.

Segundo a Casa Branca, Joe Biden afirmou que os Estados Unidos “continuarão a competir vigorosamente com a China, inclusive investindo em fontes de força em casa e alinhando esforços com aliados e parceiros em todo o mundo.

Ele reiterou que essa competição não deve entrar em conflito e ressaltou que os Estados Unidos e a China devem administrar a competição com responsabilidade e manter linhas de comunicação abertas”.

Temas abordados 

Entre os temas discutidos pelos líderes, as mudanças climáticas, estabilidade macroeconômica global, incluindo alívio da dívida, segurança sanitária e segurança alimentar global foram abordados.

Guerra na Ucrânia

O apoio chinês ao presidente russo Vladimir Putin também foi tema do encontro. Ambos concordaram que a ameaça nuclear não deve ser uma hipótese.

“O presidente Biden e o presidente Xi reiteraram seu acordo de que uma guerra nuclear nunca deve ser travada e nunca pode ser vencida e destacaram sua oposição ao uso ou ameaça de uso de armas nucleares na Ucrânia”, diz o comunicado da Casa Branca.

China x Taiwan

A Casa Branca diz ainda que “Biden levantou preocupações sobre as práticas da China em Xinjiang, Tibet e Hong Kong, e os direitos humanos de forma mais ampla”.

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/11/2022