ConexãoIn

Avião do dono do Banco Clássico cai em Maraú, na Bahia e mata uma pessoa

Um bimotor modelo Cessna 5050, que partiu de São Paulo caiu nesta quinta-feira, 14, durante uma tentativa de pouso na pista de um resort em Barra Grande, município de Maraú, na Bahia, distante cerca de cinco horas de Salvador. Uma pessoa morreu e outras nove ficaram feridas, entre elas uma criança, segundo informações da prefeitura. A vítima é Marcela Brandão Elias, 37, jornalista e relações públicas. Informações preliminares apontam que ela estava no avião com a irmã, Maysa, casada com Eduardo Mussi — irmão do deputado federal Guilherme Mussi (PP-SP).

A família Mussi é uma das mais tradicionais e ricas de São Paulo e tem uma casa de veraneio em Barra Grande. Segundo moradores da região, a família sempre se desloca de avião até Maraú, de onde pega um helicóptero para uma das suas propriedades. Segundo a prefeitura da cidade, o acidente ocorreu por volta das 14h. Logo após a queda, os passageiros conseguiram sair antes de o fogo tomar conta da aeronave.  A vítima fatal, Marcela Brandão Elias ficou presa nos destroços do avião.  O resort está desativado, funciona apenas para pousos e decolagens.

Todos os feridos foram levados a um posto de saúde de Barra Grande. Em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, uma testemunha relatou que, no momento do acidente, estava em uma estrada próxima ajudando a desatolar um caminhão e ouviu “um barulho muito alto”. “Quando olhei, tinha uma labareda gigante, uma fumaça preta”, disse Thiago Rezende. A aeronave, fabricada em 1981, é um bimotor Cessna AirCraft de prefixo PT-LTJ, modelo 550, e pertence ao empresário João José Abdalla Filho, conhecido como Juca Abdalla, um dos homens mais ricos do Brasil,  dono do Banco Clássico.

Vítimas Segundo informações preliminares, pelo menos sete dos nove sobreviventes foram removidos para o Hospital Geral do Estado e para o Hospital Municipal de Salvador, ambos localizados na capital da Bahia. As demais vítimas do acidente são: Eduardo Trajano Telles Elias, empresário e marido da Marcela Brandão Elias; a criança Eduardo Brandão, filho de Marcela; Cristiano Rocha; Marcelo Constantino Alves; Marie Cavelan, Fernando Oliveira e o piloto da aeronave, Aires Napoleão Guerra. As vítimas sofreram múltiplas queimaduras e três delas foram entubadas. O procedimento de entubamento geralmente é feito para auxiliar a respiração de vítimas inconscientes.

A Prefeitura de Maraú, no Baixo Sul da Bahia, confirmou que uma das vítimas do acidente é o ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha, 36 anos, que já escapou de um incrível acidente na competição, em 2011, no qual o carro pegou fogo.

De acordo com o Globoesporte.com, a mãe de Tuka, Lívia Rocha, embarcou em um voo fretado, com destino à capital baiana, para acompanhar a recuperação do filho. Não há informações sobre o estado de saúde do piloto.

POR: Rita Moraes
Publicado em 14/11/2019