ConexãoIn

Até quando vamos viver de factóides? Artigo do jornalista Alex Ferraz

Saiu na grande mídia: “Dos 55 deputados federais alvo de inquéritos e ações penais na Operação Lava Jato, 50 (o equivalente a 91% do total) vão disputar as eleições deste ano”.
Espantoso!
Há (ou havia?) uma tal Lei da Ficha Limpa. E daí?
Aliás, é espantoso como políticos submersos em tenebrosas transações (com licença, Chico Buarque) seguem fingindo de mortos e falando em coligações, campanha, traçando rumos para outubro.
Assim como é espantosa a pantomima dos poderes públicos em outras situações.
A Vale foi “multada” em centenas de milhões de reais por ter causado, em Mariana (MG), o MAIOR  desastre ambiental da história no País. Não pagou a multa. Nem vai pagar. Mas as autoridades anunciaram a “punição” com muita pompa, cerca de dois anos atrás. Sisudos, mas pelo visto não sérios, falaram a um mídia que cada vez questiona menos. A população, atarefada demais entre procurar emprego e salvar-se de balas perdidas, esqueceu…
Fez-se, de novo com pompa e sisudez, uma intervenção militar no Rio. De lá para cá, os crimes só aumentaram.
 
A assassina confessa de pai e mãe é libertada em indulto…Do Dia das Mães!
Bandidos são presos com grande quantidade de drogas e soltos logo depois por decisão judicial. Em tempo: isso me lembra Abraham Lincoln, que, ao comentar o cinismo de um adversário,  disse que “ele me lembra o sujeito que, após ser condenado por matar os pais, pediu clemência alegando ser órfão.”
 
Assassinos do trânsito pagam uma fiança e lá estão de novo nas ruas.
Presídios seguem superlotados, verdadeiras pós-graduações do crime, porque nenhum dos compromissos assumidos (mais uma vez com pompa e sisudez) quando das rebeliões com centenas de mortos que abalaram o Brasil no início de 2017 foi cumprido.
 
E em São Paulo, o Dia das Mães foi marcado por homenagem oficial do governo a uma policial militar que matou um ladrão JÁ DOMINADO. 
Antes que me digam que estou “defendendo” bandidos, devo informar que acredito estar defendendo a decência, a civilidade, pois não podemos nos igualar ao criminoso. Já se disse que Justiça é punição, e não vingança. É  claro que qualquer um de nós tem ímpeto de vingança contra aqueles que matam ou ameaçam nossos próximos. Natural. Somos cidadãos comuns e não pessoas investidas do poder para fazer cumprir a LEI e a ordem. Estas pessoas têm a obrigação de ser criteriosas.
Ufa! E assim segue a grande pantomima neste país do futebol.
Eles fingem que fazem, e a gente finge que acredita. Isso é uma bomba relógio. Poder crer…
 
Artigo do jornalista Alex Ferraz.
POR: Rita Moraes
Publicado em 16/05/2018