ConexãoIn


Apple garante que iPHone 12 5G ganha bateria mais durável e melhor desempenho

A Apple parece ter resolvido uma das dores de cabeça do usuários dos seus iPhones. O mais novo modelo do aparelho, o iPhone 12, com 5G, pode usar até 30% menos bateria, além de um ganho de desempenho de 15%. Quem garante é a  Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), maior fábrica independente de chips do mundo e responsável por desenvolver o A14 Bionic, chip esperado no novo iPhone 12.

Em evento realizado na terça-feira, 26, a companhia divulgou detalhes técnicos sobre a novidade. Comparado ao atual chip, o A14 Bionic oferecerá uma redução de 30% no consumo energético e melhoria de até 15% no processamento do iPhone. Ele possui 5 nanômetros, em comparação aos 7 dos iPhones 11; na explicação da própria fabricante, quanto menor o números de nós, maior a capacidade de transistores que cabem dentro do chip, isso o torna mais eficaz e com menor consumo energético.

O A14 Bionic possuirá 15 bilhões de chips internos em comparação aos 8,5 bilhões do A13 Bionic SoC, chip presente na atual linha 11 do iPhone.

A linha 12 de smartphones da Apple pode ser a primeira com o chip de 5 nm, seguida da Huawei com a linha Mate 40 e seu chip Kirin também de 5 nm projetado por sua unidade HiSilicon. Porém, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas para a fabricante chinesa. As regras de exportação dos EUA mudaram este ano e isso significa que qualquer fundição que use tecnologia baseada naquele país deve obter uma licença do governo norte-americano antes de enviar chips à Huawei.

iPhone 12 com baterias mais baratas

5G terá seu custo nos próximos iPhones, e o resultado poderá ser sentido na bateria. O analista Ming-Chi Kuo, famoso pelo seu conhecimento dos meandros dos fornecedores da Apple e, consequentemente dos produtos planejados pela empresa, aponta que a companhia deve adotar uma tecnologia de bateria mais barata para reduzir custos de produção.

O analista informou aos investidores da TF Securities, que a empresa deve reduzir o número de camadas que compõem a bateria e concentrar os componentes em uma área menor. A economia nos custos com a bateria seria notável, ficando entre 40% e 50% mais barata no iPhone 12.

Com o iPhone “12s”, em 2021, a empresa ainda deve economizar ainda mais trocando completamente a arquitetura das baterias para um design flexível, que pode reduzir entre 30% e 40% os custos com a bateria do iPhone 12.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/08/2020