ConexãoIn

Anatel terá que impedir cobranças após perda, roubo ou furto de celular

A Agência Nacional de Telecomunicações -Anatel terá de alterar a regulamentação dos serviços de telefonia móvel para impedir cobranças de mensalidades a clientes que comunicarem perda, roubo ou furto do celular. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região -TRF-4 e vale para todo o país.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal -MPF, que havia instaurado um inquérito para investigar possíveis irregularidades no atendimento prestado pelas operadoras. A apuração constatou ineficiência dos canais de atendimento ao cliente, além da cobrança de multas por cancelamento e mensalidades, ainda que o consumidor estivesse impedido de usar o serviço.

O MPF chegou a recomendar as alterações à Anatel e, diante da negativa da agência, ingressou na Justiça Federal em Florianópolis, que acolheu a ação. A Anatel recorreu ao TRF-4, mas a 4ª turma da segunda instância manteve a negativa, por unanimidade.

“Ao tentar se eximir do dever de regulamentação, a Anatel deixa de realizar as atribuições que lhe são incumbidas no tocante à defesa dos direitos dos usuários, à garantia de equilíbrio entre os consumidores e as prestadoras”, disse o juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia, relator do processo. Cabe recurso de embargos de declaração ao próprio TRF-4.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/07/2018