ConexãoIn

Abertura da FLIPELÔ reúne personalidades, escritores e produtores culturais de Salvador

O Salão do Conselho do Hotel Pestana Convento ficou lotado nesta manhã de terça-feira, 24, na abertura oficial da  2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ. A presença da filha do escritor homenageado João Ubaldo Ribeiro, Amélia Ribeiro, de Paloma e Maria João Amado, filha e neta de Jorge Amado, respectivamente, deu o tom de como serão os dias do evento, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador: Uma  celebração a amizade.

Para a Presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, realizar pela segunda vez o evento já é uma vitória. “No cenário atual, de retração das empresas patrocinadoras da arte, conseguir realizar a FLIPELÔ é motivo de comemoração. Contamos com muito apoios e conseguimos entregar ao público uma oferta muito interessante, que inclui rica programação, espaço especial para a literatura infantil e fomento a novos escritores”, disse.

Esse ano, o homenageado é o escritor baiano de Itaparica João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge, por isso, o evento faz uma apologia a estreita relação entre os escritores. “A amizade é o sal da vida”, é o lema da FLIPELÔ 2018. 

Realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, a FLIPELÔ conta com a correalização do Sesc e promove, de forma absolutamente gratuita,  uma ampla programação com mais de 120 atividades. Serão cinco dias de evento, de 08 a 12 de agosto e são esperados cerca de 50 mil participantes, que transitarão em 13 espaços do Centro Histórico de Salvador – Largo do Pelourinho, Largo Quincas Berro D´Água, Teatro Sesc Senac, Arena Sesc Senac, Casa 12, com a livraria oficial do evento – LDM, Casa da s Editoras Baianas, Café Teatro Zélia Gattai, Galeria Solar Ferrão, Museu Eugênio Teixeira Leal, Casa 47, Igreja do Rosário dos Pretos, Faculdade de Medicina e por fim, o Terreiro de Jesus, onde será montado o Espaço Infantil e estarão as bibliotecas móveis.

Acontecerão debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre os mais variados tipos de literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slam e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas marcarão esta edição. Além de, Exposições de arte, apresentações teatrais e shows musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Hist&oacut e;rico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

Música

Com a curadoria do produtor cultural Sergio Ciqueira, a FLIPELÔ vai trazer para o Centro Histórico show inédito com Matheus Aleluia, que vai unir sons de várias tribos, num mesmo palco. “A ideia é juntar os sons dos sinos ao dos atabaques e afoxés, afirma Sergio. “Queremos mostrar que somos uma terra de expoentes musicais múltiplos, que podem se unir para fazer um som único, local e universal”, afirma Ciqueira. 

Estrutura

Monitores cuidarão da orientação ao público, que poderá comprar com descontos em 58 lojas da região, sinalizadas com uma flâmula na fachada onde está escrito ESTOU NA FLIPELÔ; Ir e vir utilizando os serviços da Elite Taxi, que dará 20% de desconto para todos os passageiros que se dirigirem à Festa Literária. Para aproveitar o benefício basta usar a senha ESTOU NA FLIPELÔ ; Estacionar pagando tarifa única nos dois estacionamentos da Delta Parking, da Av. JJ Seabra, 190 – Baixa dos Sapateiros ( Praça das Artes)  e da  Rua Inácio Accioly, 18 ( Largo Pedro Arcanjo), para tanto, solicitar selinho nos locais credenciados – Chocolates Marrom Marfim, loja da Fundação Casa de Jorge Amado, Livraria Oficial da FLIPELÔ, Casa das Editora s Baianas, bilheteria da Arena e do Teatro Sesc-Senac e restaurantes participantes da Rota Gastronômica,  Para quem chega de fora há, descontos nas passagens da LATAM e para locação de veículos na UNIDAS; E no quesito hospedagem, além do Pestana Convento do Carmo, que será o hotel oficial da  Festa Literária, nove hotéis, pousadas e hostels participam do evento, oferecendo tarifas especiais.

Patrocinadores e Apoiadores

O evento tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet e Bahiagás, e apoio da CCR Metrô e do Shopping da Bahia, corealização do SESC, produçã o da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado.

Conheça a programação acessando www.flipelo.com.br

 

 

 

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 24/07/2018