ConexãoIn

500 alpinistas ficam isolados em vulcão após terremoto na Indonésia

Mais de 500 alpinistas e seus guias ficaram isolados no Monte Rinjani, na Ilha de Lombok, Indonésia, em razão de deslizamentos de terra causados por um terremoto de 6,4 graus de magnitude registrado no domingo, 29.

“Ainda há 560 pessoas presas, sendo 500 na região de Segara Anakan e 60 em Batu Ceper”, informou Sudiyono, diretor do Parque Nacional Rinjani. Helicópteros, equipamentos de resgate e 165 socorristas foram enviados às encostas do Monte Rinjani, repleto de trilhas populares entre os turistas. “O fornecimento de alimentos e remédios a eles o mais rápido possível é agora nossa prioridade”, disse ele.

Ao menos 16 pessoas morreram e cerca de 1,4 mil casas foram destruídas pelo tremor, que causou pânico na população na manhã de domingo. O terremoto jogou pedras e lama no Monte Rinjani, bloqueando as rotas.

Atração turística

Esta formação, que está a 3.726 metros acima do nível do mar, é o segundo maior vulcão da Indonésia e muito popular entre os turistas. As trilhas nas montanhas foram fechadas após o tremor por medo de novos deslizamentos.

O epicentro foi registrado 50 km a nordeste da principal cidade de Lombok, Mataram, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O sismo foi seguido por outros dois considerados fortes e mais de 100 tremores secundários. / AFP, EFE e AP.
 
POR: Rita Moraes
Publicado em 30/07/2018