ConexãoIn

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O 10º FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA

 

Em caráter excepcional, o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC)prorrogou até 3 de dezembro de 2023 as inscrições para sua 10ª edição, prevista para acontecer no Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2024. Chamada é exclusivamente voltada para filmes das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. 

 

Em sua primeira fase, a organização recebeu mais de 500 curtas de todo o mundo e do Brasil, especialmente da região Sudeste. O objetivo agora é incentivar um maior número de pequenos cineastas (entre 8 e 17 anos) das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul a enviem seus filmes para garantir a representatividade cultural do nosso país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do formulário disponível no site www.pequenocineasta.com.br.

Pioneiro no Brasil, o evento, idealizado por Daniela Gracindo, surgiu do desejo de dar a jovens e crianças a oportunidade de expressar livremente suas visões sobre o mundo através da linguagem cinematográfica, de estimular o autoquestionamento e a crítica e de sensibilizar a juventude para o cinema e a realidade que a rodeia. “Um dos principais objetivos do FIPC é trazer para o telão um panorama dos olhares da nossa infância e juventude, mas sentimos falta da representatividade local nas inscrições nacionais. Por isso, resolvemos abrir uma nova oportunidade de inscrições exclusivamente para os estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul”, explica Daniela Gracindo.

Programação

O FIPC é composto de quatro mostras competitivas, bem como de mostras complementares não competitivas. Um comitê nomeado pela organizadora do Festival seleciona os filmes para as mostras competitivas, relacionadas abaixo:

o   Mostra Nacional Criança: curtas de todo Brasil, realizados por crianças entre 8 e 12 anos de idade.

o   Mostra Internacional Criança: curtas de diversos países, realizados por crianças entre 8 e 12 anos de idade.

o   Mostra Nacional Jovem: curtas de todo Brasil, realizados por jovens entre 13 e 17 anos de idade.

o   Mostra Internacional Jovem: curtas de todo Brasil, realizados por jovens entre 13 e 17 anos de idade.

 

Premiação

Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorrem ao troféu Pequeno Cineasta e a uma claquete da KODAK. O FIPC oferece uma premiação pelo Júri Oficial, composto por jovens cineastas entre 8 e 17 anos, selecionados pela equipe do FIPC, e pelo Júri Popular, integrado por crianças e jovens dessa mesma faixa etária que assistem às sessões. Importante destacar que somente as crianças e jovens que assistem às sessões têm direito a voto.

“Ao avaliar o trabalho de seus pares, estimulamos o senso crítico das crianças. Com isso, ajudamos a formar uma audiência participativa. É o que queremos”, diz Daniela Gracindo, criadora e diretora do Festival.

 

Mostras Não Competitivas

Além da seleção oficial, o FIPC conta com outras vitrines de filmes:

o   Mostra não Competitiva Oficina Pequeno Cineasta: apresenta curtas-metragens produzidos pelos alunos das oficinas de cinema de Daniela. O objetivo é dar visibilidade aos projetos de seus alunos, além de possibilitar a eles que exibam os filmes em um contexto de mostra internacional.

 

o   Mostra não Competitiva Sustente sua História: traz uma seleção de curtas-metragens sobre sustentabilidade e questões ambientais. Parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

Além das mostras paralelas, o FIPC também conta com mesas-redondas especialmente voltadas a crianças, adolescentes e educadores. Os jovens têm a oportunidade de aprender e compartilhar suas experiências com convidados internacionais através de videoconferências.

 

Oficinas de Cinema

Durante o evento também acontecem oficinas de cinema gratuitas além de um workshop voltado para professores no intuito de fomentar o estudo da linguagem cinematográfica dentro da sala de aula.

OFICINA DE ANIMAÇÃO AMBIENTAL: voltada para crianças a partir de 10 anos essa oficina apresenta a técnica da animação promovendo uma experiência audiovisual através da utilização de diversos materiais disponíveis na natureza, como folhas, plantas, sementes, pedras e flores.

OFICINA CLAQUETE: nessa oficina os alunos irão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena.

 

WORKSHOP CINEMA NA SALA DE AULA: oportunidade para educadores e professores descobrirem um método simples para a prática audiovisual na sala de aula.

 

PEQUENO CINEASTA NA ESCOLA

Com intuito de ampliar a participação das crianças e jovens de todas as regiões do Brasil, o FIPC disponibiliza sua programação, por meio de uma plataforma virtual, para educadores que tenham interesse em exibir as mostras competitivas dentro do âmbito educacional durante o evento. Os alunos que assistirem às mostras competitivas participam como jurados do Prêmio pelo Júri Popular. As escolas interessadas em participar podem solicitar informações pelos nossos canais de comunicação.

 

Sobre Daniela Gracindo

Bacharel em cinema pela UNESA, se especializou como produtora executiva em cinema e TV em 2002 fazendo MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – RJ. Entre vários trabalhos que realizou, desde 2000, como assistente de direção, diretora, diretora de produção e produtora executiva, destaca-se o documentário de longa-metragem que produziu em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” lançado nas salas de cinema em maio de 2009, tendo sido aplaudido pelo público e pela crítica. No mesmo ano, criou o projeto Pequeno Cineasta, pensado e desenvolvido com foco nas crianças e jovens de 8 a 17 anos, procurando estimulá-las a um futuro participativo revelando a experiência vivida por crianças do mundo inteiro de contar histórias através da linguagem audiovisual. O projeto compõe diversas ações, destacando-se a Oficina Pequeno Cineasta, o Programa Pequeno Cineasta em parceria com o Canal Brasil e o Festival Internacional Pequeno Cineasta que celebrará sua 10° edição em 2024.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 04/12/2023