ConexãoIn

Trump demite Secretário de Estado responsável pelas Relações Exteriores

O presidente americano Donald Trump demitiu o secretário de Estado Rex Tillerson, responsável pelas relações exteriores dos Estados Unidos, segundo anúncio do chefe de Estado no Twitter nesta segunda-feira, 13. Ele nomeou para o cargo, o diretor da CIA, Mike Pompeo e indicou uma mulher, Gina Haspel, para servir à direção da agência de inteligência pela primeira vez. A notícia foi dada pelo twitter. “Mike Pompeo, diretor da CIA, será nosso novo secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado a Rex Tillerson por seu serviço. Gina Haspel será a nova diretora da CIA, e a primeira mulher a ser escolhida. Parabéns a todos”, escreveu Trump.

Tillerson, que estava em viagem oficial pela África, retornou ontem aos Estados Unidos antecipadamente, alegando questões de saúde. Um fonte do governo Trump disse ao jornal “New York Times” que a decisão de Trump aponta para a intenção de formar uma nova equipe antes da reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un, anunciada por Trump na semana passada.

 

O Departamento de Estado já enfrentou uma série de impasses diplomáticos devido ao temperamento efusivo do presidente Donald Trump, indicando uma aparente falta de coordenação no governo. Na semana passada, Trump aceitou o convite de se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un em maio, sem consultar as autoridades do órgão, que atualmente não apresenta quadro diplomático completo. Tillerson, que havia minimizado possibilidades de uma cúpula entre os dois líderes disse que a decisão de Trump, tomada por ele próprio, surpreendeu os Estados Unidos.

O funcionário americano designado para a Coreia do Norte, Joseph Yun, anunciou sua aposentadoria em fevereiro, e desde então não foi substituído. Há mais de um ano no poder, o governo Trump ainda não nomeou um embaixador para a Coreia do Sul. E o Senado ainda não confirmou quem será o diplomata de alto escalão responsável pelo Sudeste Asiático.

Fonte: O Globo 

Foto: O secretário de Estado americano, Rex Tillerson – JONATHAN ERNST / REUTERS

Leia mais: O ex-secretário Rex Tillerson, foto de Jonathan Ernest da Reuters
stest

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/03/2018