ConexãoIn

Trabalhadores da enfermagem aprovaram greve a partir da próxima quinta-feira,29,no Pará

Trabalhadores da enfermagem que atuam no Pará aprovaram, na manhã desta sexta-feira (23/06), a realização da greve pelo não pagamento do piso nacional da categoria. A greve terá início na próxima quinta-feira (29/06), sem data definida de término. Os profissionais se comprometeram em criar as comissões responsáveis pelas deliberações.
Durante assembleia geral, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde-PA), enfermeiros e técnicos concordaram ainda em fazer um ato na quarta-feira (28), na Praça da República, de onde seguirão até a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para cobrar o pagamento do piso da enfermagem bem como a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) no estado.
A assembleia geral na sede do sindicato ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento que trata do cumprimento do pagamento do piso aos enfermeiros e técnicos. Também nesta sexta-feira, o assunto esteve na pauta da Câmara Municipal de Belém (CMB), que realizou uma audiência pública.
O Sindsaúde-PA esteve representado por seu coordenador-geral de Relações de Trabalho, Ribamar Santos, que defendeu a valorização da categoria. “A enfermagem tem que ser uma causa prioritária. Nós não só salvamos vidas, mas também evitamos que vidas possam adoecer. Além de trabalharmos com amor, temos que ser reconhecidos, como seres humanos que precisam ser valorizados. A enfermagem tem que resistir. E a resistência se faz com luta! Naquele momento da pandemia, nós fomos bastante aplaudidos, Neste momento agora, nós queremos o apoio da sociedade, para que nossa categoria seja valorizada, recebendo salários necessários para manter as suas famílias e sobreviver”, discursou o coordenador do Sindsaúde-PA.
Serviço:
– Ato em defesa do pagamento do piso nacional da enfermagem
Local: Praça da República (Av. Presidente Vargas, Campina, Belém/PA)
 
 – Greve pelo pagamento do piso nacional da enfermagem
Local: todo o estado do Pará
POR: Rita Moraes
Publicado em 26/06/2023