ConexãoIn

Teatro Café Pequeno recebe a peça “Latitudes dos Cavalos”

A peça “Latitudes dos Cavalos”, estrelada pelos atores Gabriel Flores e Danilo Maia (escalado para “Fuzuê”, a próxima novela das sete da Globo), entra em cartaz no Teatro Café Pequeno, no Leblon, em agosto.

O espetáculo será apresentado às terças e quartas (2 a 30 de agosto), sempre às 20h, e traz uma reflexão sobre masculinidade, trauma, memória e amor. A direção e a dramaturgia também são de Gabriel Flores, que celebra a nova temporada: “É uma alegria chegar em mais um teatro com o espetáculo. Foi uma escolha nossa ter um processo de criação longo para criar um trabalho rico, substancial, que se comunicasse com as pessoas.

Nos ensaios, o tema da masculinidade foi se mostrando cada vez mais necessário e apostamos nele. É um tema urgente, nós homens carregamos muitos vícios e padrões de comportamento que não são tão confrontados quanto deveriam ser. Também é importante valorizar o afeto entre homens, a amizade masculina costuma ser muito carregada de competitividade e hostilidade. Temos que criar outras formas de nos relacionar com as pessoas e com nós mesmos”, afirma.

O projeto nasceu em 2022, em uma curta temporada no Teatro Noel Rosa, no Maracanã. Logo após, passou pelo Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, na Sede Cia. dos Atores, na Lapa, e no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana. Repleto de reflexões e diálogos intensos, o espetáculo narra o encontro entre dois homens em conflitos amorosos: um deseja terminar um relacionamento falido, enquanto o outro busca reconquistar aquela que ele jura ser o amor de sua vida. Ao se conhecerem em circunstâncias inusitadas, os dois selam um acordo para se ajudar e passam, então, a interpretar cada um a mulher do outro, numa tentativa de ensaiar o que irão falar para elas. À medida que a relação entre os dois avança, os ensaios e as memórias do passado se embaralham para colocar em xeque as suas certezas e elucidar futuros possíveis, enquanto características elementares do universo masculino são expostas em cena. “Chegamos à nossa quarta temporada, e sempre fico curioso para ver como a peça se comporta em um novo espaço. Latitudes dos Cavalos, desde o primeiro dia de ensaio, me desafia a explorar minhas possibilidades como artista e a repensar minhas ações como cidadão”, diz Danilo.

A dramaturgia do espetáculo foi criada a partir de estímulos dos artistas, que compartilharam suas visões a respeito dos temas centrais da peça, partindo de relatos pessoais e improvisações. Com fortes influências do cineasta Wong Kar-Wai, o ponto de partida para a criação do texto foi o jogo de “um interpreta a mulher do outro”, apostando no potencial metalinguístico e os paralelos que podem ser traçados com a profissão do ator, além da comicidade e do drama proporcionados pela situação. A partir disso, foram criadas as personalidades de cada um dos personagens, que se apresentam quase como dois arquétipos masculinos: um é o romântico, do mundo das ideias, e o outro é o prático, das ações diretas. O conflito se desenvolve pelo fato de ambos serem tão diferentes e estarem em situações diametralmente opostas, possibilitando a exposição de subjetividades inerentes à figura masculina numa sociedade patriarcal, principalmente no que diz respeito às suas relações.

Ficha técnica:

Elenco: Danilo Maia e Gabriel Flores

Direção e Dramaturgia: Gabriel Flores

Direção de Produção: Renan Fidalgo (RG CULTURAL)

Produção Executiva: Gabrielle Novello (RG CULTURAL)

Iluminação: Paulo Denizot

Supervisão de Movimento: Soraya Bastos

Diretor Assistente: Gabriel Papaléo

Direção de Arte: Larissa Alpino

Trilha Sonora Original: Gabriel Papaléo

Projeto Gráfico: Thaysa Paulo

Fotos: Thaysa Paulo e Roberto Carneiro

Assistente de produção e administrador de temporada: Marcus Vinícius de Moraes

Assessoria de Imprensa: Michelle Antelo

Realização: RG Cultural

Serviço:

Peça “Latitudes dos Cavalos”

Local: Teatro Café Pequeno (Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)

Datas: Terças e quartas de agosto (2 a 30 de agosto)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Duração: 80 minutos

Classificação: 12 anos

Instagram: @latitudesdoscavalos

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/07/2023