ConexãoIn

Tablado, no Rio, recebe ator, diretor e professor de Teatro Amir Hadad

O ator, diretor e professor de Teatro, Amir Haddad abre a programação de agosto do projeto Teatro Tônico, ciclo de palestras sobre a história do teatro ocidental promovido pelo Tablado. No encontro desta sexta-feira (2 de agosto, às 20h30) Haddad falará sobre as companhias de teatro anos 60 e 70.

Mineiro de Guaxupé, Amir Haddad é um dos grandes nomes do teatro brasileiro, reconhecido internacionalmente. Dirigiu grupos alternativos na década de 1970 pesquisando e buscando a disposição não convencional da cena, desconstrução da dramaturgia, utilização aberta dos espaços cênicos e interação entre atores e espectadores. Essa linha de trabalho teatral é a base de sua ação como diretor e fundador do grupo Tá na Rua, criado em 1980, que coordena até hoje, aos 82 anos.

Integrou o Teatro Oficina, em São Paulo, deu aulas na Escola de Teatro de Belém e se transferiu para o Rio de Janeiro em 1965. Na cidade do Rio, continuou a lecionar e a encenar. Com seu trabalho quer recuperar o sentido de festa do teatro e a dramaticidade das festas populares, ressaltando os aspectos de pesquisa e de educação com que busca transformar o teatro num espaço para questionamento do ator como indivíduo, do seu lugar no mundo e da dramaturgia. Dos palcos às salas abertas, das quadras às ruas e às praças, rompeu a “quarta parede” para abrir um caminho em direção a um teatro vivo e transformador para quem o vive e o faz. É um diretor único por sua capacidade de transitar entre o teatro tradicional e as produções populares.

Teatro Tônico:

São 16 encontros temáticos, um por semana (sexta-feira, às 20h), voltados para profissionais e estudantes de teatro, professores e interessados em cultura em geral. Importantes nomes das artes cênicas como Cacá Mourthé, Geraldo Carneiro, Hamilton Vaz Pereira, Isabela Fernandes, Lídia Kosovski, Lionel Fischer, Tim Rescala, Renato Icarahy, Ricardo Kosovski, Pedro Sussekind, Ivan Fernandes, Antonio Guedes, Marina Vianna, Fátima Saad, André Gardel, Venício Fonseca, Elza de Andrade e Érika Rettl vão ministrar as palestras, toda sexta-feira, às 20h30, entre abril e agosto, com duração de 120 minutos.

Próximos encontros:

2 de agosto: Companhias de teatro anos 60/70, com Amir Haddad;

9 de agosto: O Tablado, Teatro Ipanema e Asdrubal Trouxe o Trombone, com Ricardo Kosovski e Hamilton Vaz Pereira;

16 de agosto:  Uma revolução sem botas, com Lionel Fischer;

23 de agosto: O teatro hoje: o centro está em toda parte, com Pedro Kosovski e Marco André Nunes;

30 de agosto: A virada do Século xix para o Século XX, com Antonio Guedes e Fátima Saad.

O Tablado – Fundado em 1951 pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado, O Tablado tem papel importante na história da cultura brasileira, como celeiro de talentos e verdadeiro templo do teatro infantil. Desde sua inauguração, mais de 30 mil atores, diretores, teatrólogos, cineastas, figurinistas, cenógrafos, autores, iluminadores, sonoplastas e músicos se formaram no local. Nomes como Hamilton Vaz Pereira, Wolf Maya, Cininha de Paula, Claudia Abreu, Ingrid Guimarães, Louise Cardoso, Malu Mader, Du Moscovis, Leonardo Brício, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Rubens Corrêa, Drica Moraes, Jaqueline Laurence, Mateus Solano e Gregório Duvivier, entre outros, passaram pela escola.

Atualmente, O Tablado tem cerca de 700 alunos e mais de 20 professores. O núcleo criativo de O Tablado é formado por Andreia Fernandes, Fernando Melvin, João Sant’Anna, Johayne Hildefonso, Lincoln Vargas, Lionel Fischer, Luis Octavio Moraes, Patrícia Nunes, Renata Tobelém, Ricardo Kosovski, Susanna Kruger e Zé Helou. O Tablado é considerado Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro e seu espaço físico foi tombado pela Prefeitura carioca. Suas atividades artísticas também foram reconhecidas pelo Governo Federal.

Teatro Tônico – Ciclo de palestras sobre a história do teatro

Data: 2 de agosto, às 20h30. Tema: “As Companhias de  Teatro dos anos 60 e 70”

Palestrante: Amir Haddad

Local: O Tablado – Av. Lineu de Paula Machado 795, Lagoa.  Tel.: 2294 7847

Capacidade: 150 pessoas. Classificação etária: livre. Duração: 120 min.

Valor: R$ 40 (cada palestra).

Inscrições: teatrotonico@otablado.com.br | Informações: (21) 2294 7847

Programação completa:www.otablado.com.br

#conexaoin99#conectadocomanoticia

 

  Livre de vírus. www.avast.com.
POR: Rita Moraes
Publicado em 31/07/2019