ConexãoIn

Sommelier do Macelleria Quitéria dá dicas de harmonização para o inverno

 

À medida que as temperaturas caem e o inverno se instala, o clima se torna cada vez mais propício para a degustação de vinhos. Diante disso, Mauro César, o sommelier e um dos sócios do restaurante Macelleria Quitéria, localizado no Bahia Marina, sugere espaços climatizados e com boa estrutura de armazenamento dos rótulos, além da sua adega que já é referência na capital baiana. Para apreciar a vasta carta de rótulos nacionais e importados, o restaurante apresenta um menu sofisticado de carnes nobres, massas e risotos, com pratos autorais inspirados nas tradicionais casas de carne italianas. Confira abaixo algumas dicas de harmonização para aproveitar ao máximo a estação mais fria do ano.

Comidas mais quentes e gordurosas

Mauro, que tem 28 anos de experiência no mundo dos vinhos, explica que, com as temperaturas mais baixas, os vinhos ficam mais harmoniosos e requerem comidas um pouco mais quentes e gordurosas. “Os vinhos mais taninosos e encorpados são os mais indicados para esse período e harmonizam com comidas mais estruturadas também. A gente costuma optar por pratos mais fortes, caldosos e quentes no inverno, com alguma estrutura de gordura, que são mais indicados para serem acompanhados pelo vinho tinto”.

Pratos com carne

Para os pratos mais encorpados e tradicionais do inverno, como carnes caldosas e ensopados, Mauro sugere vinhos tintos com bom corpo e taninos presentes. “Um belo Cabernet Sauvignon ou Malbec pode complementar muito bem pratos de carne”, sugere o sommelier. “Esses vinhos mais robustos são capazes de equilibrar os sabores fortes e ricos de carnes e molhos espessos, tão comuns na culinária de inverno”.

Massas e Risotos

Mas não são apenas as carnes e vinhos tintos que protagonizam nesta estação. Para pratos mais leves, como sopas, massas e risotos, o sommelier sugere vinhos brancos com mais acidez e estrutura. “Um Chardonnay com passagem por carvalho, por exemplo, pode ser uma excelente escolha para harmonizar com um cremoso risoto de funghi, um fondue a base de queijos ou um caldo de abóbora com gorgonzola”, afirma Mauro.

Sobremesas

Já para as sobremesas, a dica é apostar nos vinhos de colheita tardia, que possuem um doce equilibrado, sendo perfeitos para acompanhar doces e queijos azuis. “O importante é que o vinho tenha uma doçura equivalente à da sobremesa, para que nenhum dos dois se sobreponha ao outro”, orienta o sommelier.

Mauro ainda ressalta que a melhor harmonização é aquela que agrada ao paladar de quem vai degustar. “O segredo é combinar a intensidade do vinho com a do prato. Mas não é uma ciência exata, é uma arte, cada pessoa tem suas preferências e é isso que deve ser levado em conta”, enfatiza.

Menu Harmonizado de Inverno

Para os apaixonados por harmonizações, o Macelleria criou o Menu Harmonizado de Inverno, que está disponível de quarta a sábado, no jantar, pelo valor de R$ 135 para duas pessoas (enquanto durarem os estoques). Assinado pelo chef Rafael Evangelista, o menu para dois consiste no prato principal Copa Lombo Suíno confitado com risoto de limão siciliano e batatas rústicas à provençal, harmonizado com o vinho Carmen Cabernet Sauvignon Discovery.

Segundo Mauro Cesar, “o rótulo chileno possui uma estrutura tânica firme e ao mesmo tempo fresca na boca, o que destaca sua acidez e nos confere um vinho com final longo e suculento, ideal para degustar no inverno soteropolitano”, avalia.

Crédito das fotos: Estúdio 071

SERVIÇO

Menu Harmonizado de Inverno – Macelleria Quitéria

Quando: de quarta a sábado até dia 31 de agosto ou enquanto durarem o estoque de vinho

Horário: das 19h às 23h (jantar)
Endereço: Bahia Marina, Av. Lafayete Coutinho, Nº1010 – Salvador
Valor: R$ 135* para duas pessoas
*Prato Principal para dois + Vinho incluso

Instagram: @macelleria.quiteria
Contato para reservas e mais informações: (71) 2137-2031 e (71) 99201-7267

POR: Rita Moraes
Publicado em 17/08/2023