ConexãoIn


Solar Boa Vista, onde morou o poeta Castro Alves está em total abandono

A casa que pertenceu ao pai do poeta Castro Alves se encontra em total abandono e corre sérios riscos de desaparecer do mapa da cidade de Salvador.

O Solar Boa Vista foi construído no século XVIII e pertenceu a Manuel José Machado, um comerciante e traficante de escravos que acabou sendo preso e levado para Portugal e morreu na prisão.

Em 1824, a dama da sociedade Joaquina Josefa de Santana Machado recebeu o casa como herança e a vendeu para Joaquim Ramos de Araújo em 1831.

Em 1858, foi comprada pelo médico Antônio José Alves, pai do poeta Castro Alves, que transformou o solar em uma casa de saúde.

Em agosto de 1869, o governo da Bahia comprou o imóvel, com base na Lei provincial nº 1.089, para a instalação de um hospital.

Em 24 de junho de 1874, também foi inaugurado no local, o Asilo São João de Deus, sob a responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia.

A instituição encerrou as atividades e entregou o edifício para o governo da Bahia em 1912. Em 1935, seu nome foi mudado para Juliano Moreira, em homenagem ao médico e cientista baiano.

Em 1943, o Solar foi tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional.  

Em 1967, parte da área externa da propriedade foi desmembrada para a construção de um conjunto habitacional.

Foi também sede da Prefeitura Municipal e mais tarde se tornou a sede da Secretaria Municipal de Educação até o ano de 1985.

Em 4 de janeiro de 2013, um incêndio causado por um curto circuito consumiu cerca de 30% das instalações do edifício, juntamente com a Capela São João de Deus que foi parcialmente destruída.

O fogo se intensificou devido a grande quantidade de materiais inflamáveis que haviam no local, e pela ausência de um sistema de proteção contra incêndios.

O Parque Solar Boa Vista é gerido atualmente pelo Governo do Estado da Bahia, nas gestões Jacques Wagner e Rui Costa.

O patrimônio histórico segue abandonado e sem qualquer previsão de reformas.

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/06/2022