ConexãoIn

Shopping Bela Vista recebe Hemóvel a partir desta terça (11/04)

A partir da próxima terça (11/04), o Shopping Bela Vista vai receber o ônibus de coleta da Fundação Hemoba (Hemóvel) para atender voluntários para doação de sangue. A unidade móvel ficará estacionada na entrada principal do Bela Vista, das 8h às 17h, até 15 de abril (sábado). No local, serão realizadas coleta de sangue e cadastros de doadores de medula óssea.

“Já iniciamos o mês de abril oferecendo mais um serviço de saúde para a comunidade, em parceria com a Hemoba. Diante do cenário critico que envolve a doação voluntária de sangue, o Bela Vista acende esse alerta para que pessoas saudáveis venham abraçar essa causa junto com a gente”, conta a Gerente de Marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão.

Por ser itinerante, com número de cadeiras reduzido, o Hemóvel tem uma capacidade de atendimento menor do que as unidades fixas, coletando uma média de 60 bolsas ao dia, todavia promove uma maior aproximação com as pessoas interessadas na causa da doação de sangue.

Como posso doar?

Para realizar a doação no Hemóvel não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários. O candidato deve estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Já para o cadastro de medula óssea é necessário que o voluntário tenha entre 18 e 35 anos de idade, esteja em bom estado geral de saúde, não possua doença infecciosa ou incapacitante e não apresente doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

SERVIÇO:  

Hemóvel no Shopping Bela Vista
Período: de 11 a 15 de abril
Local: Entrada principal do Shopping Bela Vista
Horário: das 8h às 17h
*Atendimento por ordem de chegada 

POR: Rita Moraes
Publicado em 12/04/2023