ConexãoIn


Seminário reúne representantes da rede de ensino em Santo Amaro para diagnóstico inicial da educação

O Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede reunirá, na próxima segunda-feira, 26, profissionais da educação, comunidade e familiares dos alunos do município de Santo Amaro (BA) para um momento de diagnóstico inicial e escuta sobre a educação municipal. O encontro será das 8h às 12h, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e marcará o início das ações do Projeto Educação Continuada, realizado pela Bracell Social e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

O evento é um momento de apresentação da proposta de trabalho e também de escuta da rede para a construção coletiva do projeto de educação. O diagnóstico inicial da rede será feito a partir de grupos de trabalho que irão elencar os avanços e desafios da educação municipal a fim de conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas, considerando os desafios e os avanços necessários.

Ana Falcão, coordenadora pedagógica territorial do Icep, explica que “nessa troca entre pares, o instituto adquire mais informações sobre o histórico de formação da rede, a concepção de ensino e aprendizagem que permeia as práticas pedagógicas, a visão da comunidade sobre o ensino público do município e as expectativas desses vários atores em relação à aprendizagem dos estudantes”.

Amanda Quenupe, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, afirma que o projeto busca “contribuir para o desenvolvimento e qualificação da educação básica da rede pública de municípios na área de influência da empresa, com ênfase na formação continuada de educadores, focando no ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano. Comprovamos e monitoramos essa evolução da educação desses municípios por meio de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.

Junto com o Icep, a Bracell promove cursos de capacitação para professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais, garantindo um melhor desempenho dos profissionais no ambiente escolar.

Lançado em 2014, originalmente com o nome Projeto de Orientação Pedagógica, o Educação Continuada está sendo realizado, em 2022, nos municípios de Acajutiba, Alagoinhas, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe e Santo Amaro.

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/09/2022