ConexãoIn


Sarau ao Pé do Oiti celebra árvore centenária com evento solidário

No próximo dia 27 de março o portal LAUROCRIATIVA realiza seu segundo Sarau Solidário. O evento acontece das 7h às 14h, na Praça Martiniano Maia, em frente ao Pé do Oiti, árvore centenária do centro de Lauro de Freitas.

A programação será aberta com as declamações de poesias por estudantes da escola pública, com o lançamento do livro “Força da Superação – Garoto Vicente, Poeta Menino”, autobiografia de Vicente Lima, poeta e acadêmico da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas e com a “Tela Livre”, uma pintura coletiva realizada por participantes do evento.

Haverá também apresentações culturais de poesia, música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, Feira do Sarau Solidário, com exposição e venda de artesanato, livros e alimentos e realização de oficinas de artesanato, arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, recepção de materiais descartáveis (eletroeletrônicos/pilhas/lâmpadas) e  manifestações de repúdio a guerra.

 O Pé do Oiti é um ponto de encontro e referência para diversas gerações de Lauro de Freitas, tanto que anualmente a árvore é celebrada com uma festa, a “Lavagem do Pé do Oiti”, que não se realiza a dois anos por conta da pandemia.

Sarau Solidário da Chácara da Poesia foi um verdadeiro sucesso!

O Sarau Solidário da Chácara da Poesia aconteceu no último sábado, 19/03 e marcou a quinta edição de saraus que o local abrigou. Inclusivo, solidário e ecológico, o evento contou com a poesia de Vicente Lima, com a contação de histórias de  Itana Lima, mas também com a feira Solidária, com gastronomia e artesanato,  coleta de alimentos não perecíveis para famílias carentes, recepção de lixo eletroeletrônicos descartáveis e uma ação de sustentabilidade com a produtora cultural Luzia Moraes através da entrega das sacolinhas biodegradáveis.

Tudo isso acompanhado de uma grande diversidade de apresentações culturais durante todo o dia. O trabalho foi co-realizado pelos membros do Núcleo de Apoio às Comunidades – NAC, na pessoa de Raquel Maia e do Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas, representado por Josy Luz, juntamente com a Laurocriativa e Itana Lima.

Na programação, a abertura se deu com uma prece a São José e plantio de sementes de milho, seguido do lançamentos dos livros “Miragens” (Sandra Lúcia) e “Flores do Jiquiriçá” (Vera Passos). Destaque para a grafitagem desenvolvida por Lucas Big e Maninho, do movimento hip hop NBC Crew, de Portão, que repaginou o muro principal da Chácara da Poesia. A obra de arte a céu aberto, homenageia o poeta Castro Alves, patrono de Vicente Lima na Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas.

Também trouxeram brilho para o sarau as poesias de Vicente Lima, Onildo Sitônio, Sandra Lúcia, Jorge Henrique, Vera Passos, Lau Santana, Leda Seara, Raquel Maia, Adriana do Espírito Santo Santos, D. Dulce, Josy Luz, Luciana Tavares, Silvana Cerqueira e Peri Rudá, a música de Reinaldo Fuscão (Fuscão e Samba), Pedro Reis (Samba de Viola), Rubem Garcia Urso da Montanha (música de rezo), o rap do NBC Crew (Ney, Big, Chocó e Maninho), a dupla instrumental Cassiano Faleta (sax) e André Jordão (violão).

A gastronomia ficou por conta da Witch Bitch Brews @witchbitchbrews – Lynn Fillipucci – Comida internacional, queijos, embutidos e chopp artesanal; Ledinha pães @ledinhapaes – Iara Fontoura Nobre –   Pães e bolos artesanais integrais.O Artesanato, por sua vez, foi representado pelo NAC – @nucleodeapoioacomunidades com  Raquel Maia @raquelmaia37 – produtos de decoração de artesanato colaborativos; Magia da Arte – @magiadaarte.01 –  Dulce de Jesus e Miriam Castro – ecobags costura criativa; Verde Terra – Cida Farias –@verdeterra_saboaria  com  sabonetes artesanais naturais e Bela Mesa Decor – Joselice Santana e Marcia Simões  – croche  –  @bella_mesa_decor.A cenografia foi assinada por Cláudia Pituba e Dalila Almeida.

O evento contou ainda com a colaboração direta de Coriolano Oliveira (Gávea Cultural), Tássio Revelat do Instituto Amantes do Conhecimento e de Cláudia Pituba da Contacerta Contabilidade, além do apoio de diversos parceiros que estão sempre unidos em prol da cultura local.O portal LAUROCRIATIVA –  www.laurocriativa.com.br, tem o objetivo de fomentar, visibilizar e divulgar a cultura de Lauro de Freitas.

Contato através do Instagram @laurocriativa ou whatsapp (71)991522035

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/03/2022