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São João com dinheiro no bolso: Especialista dá dicas para ganhar uma renda extra no período junino

Ainda que, em mais um ano, as medidas restritivas não permitam a realização das festas juninas, como São João e São Pedro. que enchem as cidades do interior e movimentam a economia para milhares de pessoas que trabalham no período, quem pensa em garantir uma renda extra ainda pode aproveitar essa oportunidade. Afinal, os elementos característicos das festas, como consumo de licor e comidas típicas, ocupam um espaço de tradição na rotina de muitos que reproduzirão o clima dentro de casa. A especialista em gestão financeira, Raquel Santos, destaca algumas dicas para quem quer aproveitar o momento para complementar a renda e reforça: ainda há tempo para fazer um “pé de meia” neste São João.

 

Segundo ela, o principal ponto de atenção é saber como precificar os produtos de forma correta. “Muitas vezes, a pessoa acredita que está fazendo um dinheiro extra, mas, no fim, apenas pagou para trabalhar. Então, a dica fundamental para realmente ter ganhos financeiros é fazer contas e não apenas estabelecer o preço do produto ‘no chutômetro'”, pontua.

De forma simplificada, Raquel explica que a forma correta de estabelecer o valor do produto pode ser resolvida seguindo três pontos. “Primeiro, é fundamental saber exatamente quanto custou o produto que você vai vender, assim como o custo unitário. Em segundo lugar, é preciso definir quanto se quer ter de lucro com as vendas. E, por fim, se você for vender seus produtos com pagamento através de cartões ou de plataformas online que cobram uma taxa pelo serviço, é muito importante adicioná-la na conta também”, explica.

As mesmas dicas valem para aqueles que já tinham negócio dentro deste nicho e precisam se organizar, mais uma vez, para compensar os prejuízos devido à pandemia. “É preciso fazer o planejamento financeiro, identificando novas formas de gerar entradas, sem perder de vista os novos hábitos de consumo dos seus clientes. Reduzir as saídas financeiras também é um caminho, porém é importante tomar muito cuidado com o que será cortado, porque reduzir investimentos em marketing e vendas pode ser um erro grave na estratégia de recuperação”, pontua.

 

Após este estágio, para quem está com receio de não saber como contactar possíveis compradores, Raquel ressalta como as facilidades das redes sociais, tão mais presentes em nosso dia a dia durante a pandemia, são uma excelente estratégia de divulgação de produtos e serviços. “Os grupos dos condomínios nos aplicativos de mensagem, por exemplo, são uma excelente janela de visibilidade, uma vez que são pessoas que, normalmente, já te conhecem e ajudam a intensificar o boca a boca. Fazer uma divulgação simples e direta nesses grupos pode gerar encomendas e vendas de forma rápida e com baixo, ou nenhum, custo!”, recomenda Raquel. Em suas redes sociais, ela compartilha dicas práticas para ajudar novos empreendedores a seguirem com seus negócios, fazendo a organização financeira deles.

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POR: Rita Moraes
Publicado em 22/06/2021