ConexãoIn

Samsung anuncia finalistas do Solve For Tomorrow Brasil 2023

A Samsung anuncia os projetos finalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da empresa. Com coordenação geral do Cenpec, a iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para problemas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Com um total de seis projetos selecionados para a etapa final do programa, o Nordeste é a região do país de maior destaque na 10ª edição do programa, assim como já vem acontecendo nos últimos anos. O Sudeste é a segunda maior região em número de projetos finalistas, com duas equipes no total. Além disso, entre os estados, o Maranhão se destacou, com dois projetos finalistas.

A sustentabilidade é um dos temas mais presentes entre os projetos finalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, o que comprova como o assunto ganha cada vez mais relevância. Entre os dez projetos selecionados para a etapa final do programa, estão iniciativas focadas em produção de biogás, bioinsumos agrícolas e combustíveis sólidos, bem como projetos de reciclagem, fraldas ecológicas e agricultura. Entre os finalistas, há também projetos voltados para a área da saúde, com foco em fotoproteção com ação repelente e no conforto auditivo de alunos com autismo.

Na etapa final, os grupos finalistas devem produzir um vídeo para detalhar a ideia de seus respectivos projetos. Esses conteúdos serão publicados no site oficial do programa quando as votações do Júri Popular forem abertas ao público, em 16 de novembro. Nesta reta final, os alunos continuam tendo mentorias técnicas para obter suporte de especialistas do Solve For Tomorrow, a fim de aprimorarem seus protótipos para a cerimônia final do programa, que acontece em 28 de novembro, data em que serão anunciados os vencedores da edição.

Em sua 10ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil registrou um aumento de 28,4% no número de inscrições em comparação ao ano anterior. Com um total de 2.348 projetos, essa é a maior edição do programa em número de participantes desde 2014, quando a iniciativa chegou ao Brasil. A décima edição brasileira do Solve For Tomorrow também registrou crescimento de 50,92% no número de alunos inscritos, e de 20,83% na quantidade de escolas em comparação ao ano anterior.

“A 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil já é histórica. Além do aumento no número de projetos inscritos, pudemos observar um interesse genuíno de escolas de todo o país em participar do programa, com projetos realmente inovadores e criativos, que oferecem soluções importantes às demandas da sociedade”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Para nós, da Samsung, essa iniciativa é uma importante ferramenta para introduzir esses jovens estudantes no campo da pesquisa e da ciência, além de contribuir para que eles desenvolvam suas habilidades dentro e fora da sala de aula. Esse é um dos objetivos do Solve For Tomorrow de acordo com a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”.

“Ao longo desses dez anos, o Programa Solve for Tomorrow Brasil tem reafirmado seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Nesta 10ª edição, vale destacar o protagonismo juvenil dedicado a projetos que abordam questões atuais e urgentes, como o meio ambiente e a sustentabilidade”.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Confira os projetos finalistas da 10ª edição do Solve for Tomorrow: 

CEDUP – Centro de Educação Profissional Abilio Paulo

Melhorar a eficiência de placas fotovoltaicas por resfriamento através da água

Criciúma, SC

 

Centro de Ensino Casemiro de Abreu

Produção de Combustível Sólido de Alto Rendimento com Cascas de Coco e Serragem

Tutótia, MA

Centro de Ensino Sabino Barros – Anexo I – Jacaré

Produção de Biogás e biofertilizante: alternativa sustentável na comunidade

Penalva, MA

Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis

PectiVitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos

Cascavel, CE

Escola Estadual Angelo Scarabucci

Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula

Franca, SP

Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido

Greentech: Cultivando o futuro – Uma alternativa para a agricultura sustentável

Cuité, PB

Escola Estadual Professor Paulo Freire

EKOfraldas

Carnaíba, PE

IFES – Campus Vila Velha

Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas

Vila Velha, ES

IFRN – Campus São Paulo do Potengi

SPP Sustentável: reciclando no Potengi

São Paulo do Potengi, RN

IFRO – Campus Porto Velho Calama Nano

FotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente

Porto Velho, RO

Cronograma das próximas etapas do Solve For Tomorrow 2023

10 de outubro a 22 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas

16 de novembro a 26 de novembro: Votação pelo Júri Popular

27 de novembro: Apresentação para a Banca Julgadora

28 de novembro: Resultado dos vencedores da 10ª edição e do Júri Popular

Premiação dos finalistas e ganhadores

Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.

Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e, eventualmente, parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e, eventualmente, parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido sem fio da Samsung. As escolas das equipes vencedoras pelo Júri Popular também serão premiadas com 1 (um) projetor da Samsung, além do troféu.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com 1 (um) projetor da Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. A escola responsável pelo projeto vencedor nacional em 1º lugar receberá também 3 (três) notebooks Samsung.

1º lugar: 1 smartphone Samsung + 1 smart TV Samsung + 1 fone de ouvido sem fio da Samsung para cada aluno da equipe vencedora.

2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site oficial ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube. Essas e outras novidades sobre a Samsung também podem ser acessadas na Samsung Newsroom Brasil.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em Link. 

Sobre o Cenpec

Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais no site oficial do Cenpec.

POR: Rita Moraes
Publicado em 09/10/2023